A montanhosa província do Western Cape se estende desde o Cabo da Boa Esperança, no sudeste da África, por 400 km ao norte e 500 km a leste, sendo a quarta maior província da África do Sul. Ela faz fronteira com o Northern Cape e o Eastern Cape.

Uma vista da Sentinela da Chapman’s Peak Drive
Uma vista da Sentinela da Chapman’s Peak Drive

A Cidade do Cabo, conhecida como ‘Cidade Mãe’ da África do Sul, é um famoso destino turístico onde ficam a Table Mountain e praias maravilhosas, entre muitas outras atrações.

Mapa das Regiões Western Cape
Mapa das Regiões Western Cape

Ao norte da Cidade do Cabo, a Costa Oeste inclui o West Coast National Park, conhecido pelas aves e flores na primavera (no final de agosto e setembro) e o Parque de Fósseis da West Coast, em Langebaan. Também na província fica a Cederberg, uma área de contrastes, onde 71.000 hectares de íngremes montanhas ficam cobertas por carpetes de flores amarelas, laranja, azuis e roxas na primavera.

Ao longo do litoral leste da província fica a pitoresca Garden Route, a Rota Jardim, que se estende por vários quilômetros da Cidade do Cabo até Port Elizabeth. Esta é uma das rotas mais conhecidas do país: você pode dirigir ou fazer um tour para percorrê-la.

Uma opção imperdível é observação de baleias entre Junho e Novembro
Uma opção imperdível é observação de baleias

As praias de Western Cape são maravilhosas, algumas com montanhas que descem para se encontrar com o oceano cor de turquesa. Na Cidade do Cabo, as praias mais populares para banho são Clifton, Camps Bay, Muizenberg e Fish Hoek, enquanto que outras, como Llandudno e Noordhoek, são populares entres os surfistas.

As áreas das vinícolas de Stellenbosch, Paarl, Wellington, Franschhoek, Ceres, Worcester, Bonnievale e Robertson são atrações conhecidas, onde um clima mediterrâneo favorece a produção de excelentes vinhos.

swartland11
Uma das jóias vinícolas da África do Sul, o Swartland Wine Route

A província é também famosa pelos seus frutos do mar frescos, dos peixes pescados com linha até lagostas, camarões, lucio e linguado. A maioria dos restaurantes têm peixe no menu e o peixe fresco é vendido nos barcos em Fish Hoek e Kalk Bay.

A infraestrutura no Western Cape é excelente, com um bem mantido sistema rodoviário ligando a província aos principais centros e regiões vizinhas – o Karoo, West Coast, Winelands, Overberg e Garden Route. O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo é o segundo mais movimentado do país, após o Aeroporto Internacional O. R. Tambo de Johanesburgo.

Dos hotéis da orla marinha da Cidade do Cabo até os acampamentos nos parques nacionais, pousadas, B&Bs e apartamentos luxuosos, há uma variedade de opções de hospedagem para agradar a todos os gostos.

Dicas ùteis
  • Os passeios no teleférico da Table Mountain começam às 8h e podem terminar até às 21h30min, porém esses horários variam de acordo com a estação e o clima. Verifique no dia ligando para a central de informações em +27 (0)21 424 8181.
  • Observação de baleias: para a melhor base terrestre de observação de baleias do mundo, tente a costa do Cape Overberg, desde Stony Point, próximo à Betty Bay, ao longo dos rochedos de Kleinmond, e em Onrus e Hermanus, entre junho e novembro.
  • A melhor maneira de ver a Cidade do Cabo é fazendo um tour guiado em um ônibus de dois andares que passa pelo V&A Waterfront, Table Mountain e Camps Bay, entre muitos outros marcos.
  • Em Langebaan, na Western Coast, situa-se uma lagoa que atrai milhares de aves migratórias e também é coberta por flores na primavera (final de agosto e setembro).
  • Quem resolver fazer caminhadas na Table Mountain, deve ir sempre em grupo e informar alguém sobre a trilha que pretende fazer.
  • Quem for usar o teleférico até o alto da Table Mountain deve levar sempre um agasalho quente porque o tempo pode mudar inesperadamente, com quedas repentinas de temperatura.
  • Apesar de serem lindas, as praias do Western Cape às vezes têm correntes fortes, portanto, sempre nade nas áreas designadas, nunca nade sozinho e ouça as instruções dos salva-vidas.
  • Por meio da interação com humanos, alguns babuínos do Cabo tornaram-se ladrões oportunistas. Esconda toda a comida e nunca alimente esses animais, uma vez que eles podem ser traiçoeiros.

Fonte: South Africa Tourism

Leia também:

Províncias do Noroeste – Africa do Sul

Trens na África

10 Motivos para conhecer a África

2 thoughts on “Western Cape – África do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *