Província de Noroeste – África do Sul

A província de Noroeste é um destino privilegiado de observação de vida selvagem e onde está localizada a bem conhecida Reserva de Vida Selvagem Madikwe e da Reserva de Vida Selvagem Pilanesberg, além de outras reservas naturais e de vida selvagem menores.

Capital: Mafikeng.
Capital: Mafikeng. Designada como “província de platina” da África do Sul, devido aos seus vastos recursos do subsolo, a província de Noroeste também produz platina, ouro, diamantes e urânio.

Partes de dois Sítios de Patrimônio Mundial da UNESCO na província de Noroeste: a Cratera de Vredefort – a maior cratera do mundo causada por impacto de meteoro; e o sítio do fóssil hominídeo Taung, parte do Berço da Humanidade, Sítio de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Foto da Cratera pela Nasa. 11 A maior cratera de impacto já conhecida possui 300 quilômetros de diâmetro e foi formada há dois bilhões de anos por um asteroide que, segundo especialistas, deveria ter entre 5 e 10 quilômetros de diâmetro.
Foto da Cratera de Vredefort pela Nasa. 11
A maior cratera de impacto já conhecida possui 300 quilômetros de diâmetro e foi formada há dois bilhões de anos por um asteroide que, segundo especialistas, deveria ter entre 5 e 10 quilômetros de diâmetro.

Da opulência do hotel de cinco estrelas Palace of the Lost City em Sun City, até aos hotéis butique, casas de hóspedes pitorescas, bufês, casas de turismo rural e chalés, o Noroeste está bem equipado com opções de acomodações.

Sun City Palace
Sun City Palace

A melhor forma de chegar à província é pelo Aeroporto Internacional OR Tambo de Johannesburgo, e depois por carro ao longo do seu sistema viário bem conservado. Você também poderá optar por um safári panorâmico pelas reservas de vida selvagem Pilanesberg ou Madikwe, ambas a uma curta distância de voo de Johannesburgo.

Diversão no Noroeste

A Hartbeespoort Dam, ou “Harties” como é conhecida pelos habitantes locais, está localizada num vale ao sul das montanhas de Magaliesberg e perto de uma pequena cidade com o mesmo nome.

Hartbeespoort Dam
Hartbeespoort Dam

Embora originalmente construída para irrigação, a Harties transformou-se em um centro popular de aventuras e esportes aquáticos aos fins desemana, especialmente porque se situa a apenas uma hora de carro das grandes cidades de Joanesburgo e Pretória. As atividades disponíveis incluem visita ao parque de cobras e animais, windsurf, parapente, esqui aquático, jet ski, passeios de ferryboat, pesca, passeios de balão e golfe.

A proximidade do teleférico de Harties (imperdível) e do Welwitschia Country Market dão ainda mais popularidade a este destino, que está a apenas uma hora de carro de Joanesburgo.

Também no Noroeste, Sun City é famoso pelos seus fascinantes cassinos, e pelas suas ofertas de entretenimento, acomodações de luxo, Nedbank Golf Challenge e muito mais.

O complexo engloba quatro hotéis: o ultraluxuoso Palace of the Lost City e, ainda, Cascades, Hotel Sun City Hotel e Cabanas.

As atrações ao ar livre incluem dois campos de golfe de nível internacional: Gary Player Country Club e Lost City Country Club; e o parque aquático Valley of Waves, destacado pela Roaring Lagoon, uma piscina de ondas com uma praia com palmeiras e escorregadores.

De safáris e passeios de Segway até surfe e relaxamento em conforto, o Sun City tem muito a oferecer fora da savana africana, cercado pelas montanhas de Pilanesberg, a menos de 200 km (viagem de carro com menos de três horas de duração) de Johannesburgo.

Mapa onde possui acomodações na Província do Noroeste
Mapa onde possui acomodações na Província do Noroeste

Vida selvagem

O terreno na província Noroeste é geralmente plano, com árvores dispersas e pastagens – ideal para sustentar a vida selvagem. Dito isto, a área é caracterizada por montanhas baixas, incluindo Magaliesberg no sul da província, a área de Pilanesberg e algumas áreas da Reserva de Vida Selvagem Madikwe.

Magaliesberg
Magaliesberg

A Reserva de Vida Selvagem Madikwe localiza-se no noroeste da província, com fronteira com Botswana ao norte. É um dos principais destinos de observação dos Big Five (leão, leopardo, rinoceronte, búfalo, elefante) na África do Sule é especialmente atrativa porque está livre de malária.

Desenvolvido a partir de solos aráveis recuperados, a reserva possui uma população de grandes elefantes, mais de 350 espécies de aves e uma grande variedade de caça, incluindo cães selvagens. Mais de 20 alojamentos luxuosos de caça na Reserva Madikwe oferecem alojamento de cinco estrelas.

Só para você ter uma idéia das acomodações em Madikwe. Madikwe Safari Lodge
Só para você ter uma idéia das acomodações em Madikwe. Madikwe Safari Lodge

Na província localiza-se a Reserva de Vida Selvagem Pilanesberg, livre da malária (perto do resort de jogos e entretenimento Sun City), que fica na cavidade circular de um vulcão extinto. O parque é também a terra dos Big Five, junto a gnus, antílopes, antílopes, girafas, centenas de pássaros, além de interessantes formações rochosas e minerais raros descobertos devido à atividade vulcânica.

Dicas ùteis

  • Se uma viagem longa de carro não lhe parecer conveniente, voos diretos a partir do Aeroporto Internacional OR Tambo para Mafikeng e Sun City estão disponíveis.
  • Se você passará vários dias na província de Noroeste, reserve um pacote que inclui todos os elementos: observação de vida selvagem, visitas a aldeias culturais, jogos, golfe e muito mais.
  • As temperaturas no verão (agosto a março) variam entre os 22°C e os 34°C (71,6 °F a 93,2 °F), enquanto as temperaturas no inverno (maio a julho) podem variar entre os 2°C (35,6 °F) e os 20°C (68°F) em um mesmo dia. Use chapéu, protetor solar e leve água, mas igualmente coloque na mala roupas quentes, particularmente para os passeios noturnos, se estiver na savana.
  • A savana Africana é o melhor lugar do mundo para ver animais de grande porte; mas são animais selvagens, portanto, preste sempre muita atenção às instruções dos guias de observação de vida selvagem, especialmente quando viaja em veículos abertos.
  • O Noroeste é uma província sem malária.
  • O Valley of the Waves em Sun City inclui uma praia e uma piscina de ondas, além de passeios divertidos.

Fonte: South Africa Tourism

Western Africa – Africa do Sul

Trens na África

10 Motivos para conhecer a África

2 thoughts on “Província de Noroeste – África do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *