Tirar o passaporte é o primeiro passo para viajar para o exterior – principalmente se você for viajar para fora da América Latina.
Mas, como a gente sabe, muita coisa pode dar errado antes de uma viagem internacional. E tirar o passaporte pode ser uma delas.
Você pode perder sua passagem se o passaporte não ficar pronto a tempo. Por isso, é muito importante ter alguns cuidados na hora de emitir o documento sem dores de cabeça.
Para te ajudar, preparamos 4 dicas de como tirar o passaporte sem passar por perrengues e fazer uma viagem internacional tranquila.
Vamos lá?
Reúna toda a documentação necessária
A Polícia Federal (PF) exige uma série de documentos – todos originais – para emitir o passaporte! Sem eles, você não consegue solicitar ou retirar o documento.
Por isso, com muita antecedência, reúna todos os documentos necessários para o seu caso. A lista pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da idade, nacionalidade ou situação civil e militar.
Consulte o site da PF para saber quais são os documentos exatos para você!
Mas, em geral, os documentos mais comuns são:
- Carteira de Identidade
- Carteira funcional expedida por órgão público
- Carteira Nacional de Habilitação ― CHN, ainda que vencida, expedida pelo DETRAN
- Passaporte brasileiro ainda que vencido, emitido pela Polícia Federal ou pelo Ministério das Relações Exteriores
- Carteira de identidade do indígena
- Declaração da FUNAI que ateste a veracidade dos dados pessoais de indígena não integrado
- Carteira de Trabalho e Previdência Social ― CTPS
- Documento de identificação digital
- Exclusivamente no caso do solicitante menor de 12 anos, a Certidão de nascimento é aceita como documento de identificação.
Tente tirar o passaporte o mais rápido possível
Com a sorte ao seu lado, você consegue tirar o passaporte em menos de 30 dias. Mas, às vezes, alguma coisa pode dar errado com a sua documentação ou no trabalho da PF.
Para evitar dores de cabeça – como o cancelamento das entregas por falta de verba – tire o passaporte assim que você pensar em viajar!
Assim, você terá tempo suficiente para separar o dinheiro, reunir os documentos e seguir todo o processo de solicitação e emissão com tranquilidade!
Hoje você precisa cumprir 5 etapas: preencher o formulário, pagar a taxa de emissão, agendar o atendimento, ir até à unidade, esperar a confirmação e, por fim, buscar o passaporte.
Atenção aos prazos e datas de validade para tirar o passaporte
Fique atento ao site do Departamento da Polícia Federal. A PF sempre avisa quando tem algum problema na emissão dos passaportes, como aconteceu recentemente, com o adiamento das entregas por falta de verba.
A PF dá prazos bem apertados para agendar o atendimento presencial, pagar a taxa e emitir o documento, então, muita atenção aos prazos.
Se organize para tirar o passaporte
O passaporte é um documento importante, por isso, tem várias exigências e prazos apertados tanto para emissão quanto para validação.
Então, fique atento ao que precisa ser feito para tirar o passaporte sem dor de cabeça!
1) Reserve o dinheiro para emissão
Em 2022, custa R$257,25 para casos comuns. Mas se você precisa receber o passaporte com urgência, em cima da hora, esse valor salta para R$334,42.
2) Verifique se todos os documentos estão em condições aceitáveis
Lembre-se que você precisa levar os documentos originais para o atendimento presencial. Se algum documento estiver em más condições, talvez, você precise resolver isso primeiro.
3) Na hora de agendar o atendimento presencial, escolha uma unidade da Polícia Federal que seja acessível. Você só poderá retirar o passaporte na mesma unidade em que foi atendido.
Por isso, prefira emitir o passaporte na cidade onde você mora!