Conforto e bom gosto em harmonia com a natureza

Em três hectares de mata nativa, estão distribuídas as 15 cabanas da Pousada do Engenho, em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. São espaços super confortáveis e estrategicamente localizados para garantir aos casais privacidade e perfeito convívio com a natureza, e desde onde é possível apreciar os sons locais como o crepitar da lenha na lareira, o barulhinho da água na fonte ou o farfalhar do vento nas copas das árvores. Tudo em perfeita harmonia com os pequenos confortos do mundo tecnológico. Assim, é possível desfrutar de um bom filme, seja no DVD ou na TV a cabo (existe uma pequena DVDteca com excelentes títulos à disposição dos hóspedes),  músicas especiais no CD player e até acessar a internet para saber da vida lá fora. Conduzida pelos proprietários, os irmãos Alex e Ananta Alano mais a chef Suravi a pousada é feita de detalhes que fazem a diferença: hidromassagem com vista para a mata, travesseiros de plumas de ganso, secador de cabelo, chinelinhos de lã, incensários com odores afrodisíacos, roupões de banho, tapetes de lã de carneiro que vão até a varanda onde, sobre as cadeiras de balanço, encontram-se mantinhas para segurar o friozinho enquanto toma-se um gostoso chimarrão, redes espaçosas,  tetos que se abrem para o luar (skylight), calefação e lareira em todas as cabanas.

Atrativo à parte é a Casa de Babette, o aconchegante restaurante sobre o jardim principal onde um cardápio de delícias preparadas pelos donos da casa complementa o idílio de tantos prazeres. Suspensos sobre o jardim pode-se desfrutar o café da manhã (todo feito em casa), um almoço ou um adorável jantar à luz de velas. O cardápio vai da simples cozinha mineira à sofisticação da culinária indiana; segundo as palavras do proprietário Alex Alano …” é a coletânea  dos pratos que mais gostávamos de fazer… e comer….” . O Casa de Babette se estende até as cabanas, uma vez que o hóspede pode desfrutar ali mesmo de todas as refeições.

O Engenho do Corpo é a sede do “centro de prazeres”, como é chamada a área de divertimentos: um centenário engenho de mandioca transformado, com muito charme, em salão de jogos, lounge com lareira, música e biblioteca para doces momentos de “fare niente”, uma gostosa cafeteria, solarium com piscina e um pequeno fitness para não esquecer da boa forma. No mini-spa, a pousada oferece um delicioso banho de ofurô, sauna a vapor e sala de massagens. A propriedade oferece pequenas trilhas e alguns recantos especiais como o “baião de dois” (um balanço para namorar),  o cantinho do Buda e a casa da árvore. Esta adorável casinha, construída no alto de uma antiga e enorme Canela Preta, foi transformada a partir de nossa velha e boa Casa do Tarzan. Ela agora ganhou escadas fixas e de fácil acesso, duas varandas, paredes e janelas muito amplas, é aquecida e especialmente decorada com dois ambientes: um minirrestaurante romântico e uma salinha super confortável pra se atirar e curtir a dois.

Querendo dar uma volta pelas redondezas pode-se, a 300m, dar uma ótima caminhada ao redor do lindo lago São Bernardo ou a 3 Km uma visita ao Parque das Oito Cachoeiras.

Possuem parcerias para a realização de diversos passeios de van (Cânions, Vale dos Vinhedos, Cachoeiras, Templo Budista, Gramado e Canela….), a pé (tracking e caminhadas) ou a cavalo (dentro de fazendas da região, passeios de algumas horas ou até 03 dias).

Além da excelência na hospedagem a Pousada do Engenho realiza periodicamente eventos culturais formatados como pacotes para que os feriados, finais de semana, além de alimento para o corpo, faça a felicidade da alma:

O Lareirau: No palquinho do Engenho, Alex Alano, (um dos sócios da Pousada do Engenho, que também é músico), recebe amigos, hóspedes e visitantes para uma noite muito especial, regada a espumante e principalmente, muita música! Música da boa! É o Lareirau!!! Com violões, percussão e vozes no comando, a noite se transforma em feliz espectadora do divertimento e da celebração. Marisa Rotemberg, Gelson Oliveira, Giovani Berti, são alguns dos talentos que sempre aparecem pra “arredondar” o som com muita presença, alegria e sensibilidade! Um já puxa um samba, o outro quer escutar, o outro dedilha a viola, e o coro afinando o refrão. Mas todos com a mesma conversa, vibrando na paz da batida perfeita ou gingando no embalo de um balanço faceiro! E o pessoal da platéia não fica devendo! Vão entrando na roda, arriscando um batuque e liberando o gogó! E assim vai seguindo o Lareirau, Santo Antônio dos sons, primo-irmão do Luau, invocando a Madrugada. 

Release e fotos gentilmente cedidas por Fernanda, da Pousada do Engenho.

One thought on “Pousada do Engenho – São Franscico de Paula – RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *