image



Algumas pessoas pediram para esclarecer que selo é esse que estamos utilizando do Plante Árvore em nosso site, nosso Blog e redes sociais. Bom, essa matéria é para explicar esse projeto.

ecos plante
Você gosta de lugares onde tenha água limpa, cachoeiras, e uma bela sombra para refrescar? Eu também. Aliás, preciso deles para recarregar. Pensando nesses belos ambientes, que estão cada dia mais raros, entendemos que podíamos fazer algo.

A nossa agência de viagens Ecos Turismo fez uma parceria com o  IBF (Instituto Brasileiro de Florestas). O IBF atua no desenvolvimento do setor ambiental brasileiro, ajudando empresas e proprietários rurais na gestão e execução de projetos e programas socioambientais.

canteiro de mudas
canteiro de mudas

Em setembro de 2015 mais ou menos fechamos um contrato com o IBF. Queríamos uma empresa séria, em quem confiássemos essa missão tão delicada que é o plantio de mudas até que virem árvores. O Programa Plante Árvore é uma ação do IBF, voltada à restauração florestal de mata nativa em áreas degradadas, dentro dos limites do bioma Mata Atlântica e Cerrado. O programa consiste no cadastro de proprietários rurais que tenham em suas propriedades áreas a serem restauradas ou áreas de mata ciliar que devem ser refeitas.

Ipê Branco
Ipê Branco

Nossa ideia é a seguinte. A cada 10 passagens aéreas vendidas, 1 árvore será plantada. Já conseguimos plantar algumas árvores.  São elas: Figueira, Jacarandá de Minas, Jacarandá Mimoso, Paineira Rosa, Pitanga, Araca Vermelho, Maricá, Canafistula, Gurucaia, Tucaneiro, Dedaleiro, Timburi, Ipê Verde, Ipê Branco, Ipê Amarelo e Pata de Vaca.

Nós recebemos algumas fotos do local degradado que será reflorestado. Mais ou menos assim:

Area Degradada
Area Degradada

Realiza-se dessa forma a convergência entre empresas que tenham interesse ou necessidade de fomentar o plantio de árvores nativas, financiando-as, e proprietários rurais cadastrados que tenham demanda de restauração, sendo estes os responsáveis pela realização do plantio. A adesão ao programa se dá de forma voluntária por ambas as partes.

plantio.fev.2016.2
Olha a mudinha plantada. Linda!

Iremos acompanhar o crescimento dessas mudas. São aproximadamente 2 anos de monitoramento. Por enquanto, seguem mais fotos.

plantio.fev.2016.3 plantio.fev.2016.1 mudas.tubetes.1 mudas.tubetes.

Se quiser ler sobre as árvores do Brasil, temos um post especialmente feito para elas.

 

One thought on “EcosLógico! Parceria da Ecos Turismo e IBF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *