Dia 2 – Sidon e Tiro
Saímos novamente bem cedo do hotel e fomos para Sidon, localizada a 40km de Beirute, para o sul, Saidon também foi uma importante cidade Fenícia. A encontramos uma feira de produtos frescos e temperos dos mais variados. Também o Castelo do Mar, um passeio pela fortaleza construída que possivelmente foi moradia do Rei Fenício. A entrada custa 4.000 LL.
Dica: Aproveite e visite também o Museu do Sabão, a parte antiga e o Souks (Mercado) de Sidon. Dá para fazer tudo a pé. Mercado de Sidon:
Recomendo um texto na Wikipédia para vocês terem ideia da importância histórica dessa cidade.
Tiro ou Tyros
Em Tiro há praias com areia. Recomendo ir de chinelo, pois a areia fica quente. São dois tipos de praia no Líbano, praia pública, que você paga para estacionar seu carro e paga para ficar nos restaurantes da praia (pelo que entendi é uma taxa cobrada pelo governo) e praias privadas com infra-estrutura de clube. Optamos pela Praia de Ryan (pública) para esbaldar o restante do dia no mar mediterrâneo. Mar quente, água cristalina e um sonho realizado.
Ah, não preciso dizer, mas vou dizer, comida perfeita do restaurante que ficamos. Saladas, Kafta, Pão Sírio, Grão de Bico. Delícia. A comida, é um caso à parte.
Tiro fica a 30Km de Sidon
Canaã
Depois desse banho de mar perfeito, almoço delícia, fomos à Canaã, onde encontram-se ruínas e a gruta onde Jesus fez o primeiro milagre de transformar água em vinho. Um senhor cuida da entrada da gruta e oferece velas para você fazer seus pedidos por lá. Uma paz e um silêncio absoluto.
Canaã fica a 10km de Tiro e foi, assim como Biblos, capital da Fenícia.
Para continuar lendo sobre a viagem, clique na rota que interessar.