A Turquia é um país enorme. Passamos 10 dias passeando por lá e deu para conhecer só um pouquinho das tantas maravilhas. Nosso roteiro foi assim: saímos de Beirute com destino à Istambul, antiga Constantinopla, maior cidade do Império Bizantino, terra do comércio. De lá fomos para Denizli, Kusadasi, Izmir, Kayseri e Nevsehir.
Fizemos o roteiro em grande parte de avião. As excursões vendidas pelo guias turísticos são de ônibus. Como a Turquia é enorme, e as distâncias entre os pontos que queríamos visitar chegavam a 700 km de uma cidade à outra resolvemos por transporte aéreo. Onde coloquei no mapa ônibus, na verdade alugamos carros em Denizli (devolvemos em Izmir) e outro quando chegamos à Capadócia (chegamos por um aeroporto e fomos embora por outro). Nos deu mobilidade e independência. Foi uma ótima opção.
Dia 1 – Istambul – Bairro Sultanahmet
Ficamos hospedados no hotel Glamour, no centro de Istambul, no Distrito de Sultanahmet (esse nome é do Sultão Ahmet – som de r no h). Super bem localizado. Hotel pequeno, banheiro pequeno, mas próximo a todos os monumentos turísticos. Dá para ir a pé.
Nosso primeiro passeio foi de barco para conhecer a cidade pelos mares. Dá para sentir até hoje a atmosfera comercial da cidade, e a minha imaginação foi parar às épocas das grandes embarcações. Istambul está localizada próxima a 3 mares. Mar Negro, Mar Egeu e Mar de Mármara. O estreito de Bósforo interliga o Mar Negro e o Mar de Mármara.
Pegamos um tour de barco que dura em torno de 4 horas. Conhecemos a parte Asiática e Européia de Istambul, já que é a única cidade do mundo localizada em 2 continentes. Ao longo do passeio é possível observar e admirar o estilo arquitetônico da cidade, palácios, mansões, edifícios históricos, mesquitas e muitas outros tipos de construções. E, ainda fomos premiadas por golfinhos brincando próximo ao barco.
Fizemos duas paradas nesse passeio. Uma em um castelo/fortaleza (Rumelihisarı, construído em 1451 pelo Sultão Maomé II) e outra na casa do Sultão Abdulaziz. Vale a pena conhecer a casa do Sultão por dentro. Não podia tirar fotos, portanto, fico devendo.
Pós passeio, deu tempo de ir à Igreja de Santa Sofia. Depois almoço, próximo da Igreja em uma rua cheia de pequenos hoteis/hostels com restaurantes gostosos. Kebab, claro.
Dia 2 – Big Bus
No segundo dia buscamos as rotas do BigBus, aqueles ônibus turísticos que rodam pela cidade. Era uma quinta feira e os museus não abrem às quintas-feiras, acredita? Então fique esperto e programe seus passeios para os outros dias da semana. Queríamos descer no museu naval, fechado.
Para esse passeio é necessário disposição, pois descer nos pontos de interesse, conhecer, esperar o ônibus para continuar a rota custa tempo. Mas, turista sofre né gente? Final do passeio, ônibus azul Gran Bazar.
Dia 3 – Monumentos da Praça Sultanahmet
Ficamos muito próximos à Praça Sultanahmet. Dá para conhecer tudo a pé e os principais pontos são:
- Basílica de Santa Sofia
- Mesquita Azul
- Cisternas da Basílica
- Museu de Mosaicos do Grande Palácio
- Hipódromo
- Museus Arqueológicos de Istambul
- Palácio Topkapi
- Harém do Palácio Topkapi
Ao lado da praça você também achará muitas lojas vendendo souvenires da Turquia e bons restaurantes.
Dia 4 – Expresso Oriente
“O impossível não pode ter acontecido; portanto, o impossível deve ser possível apesar das aparências. (…) Não se pode fugir dos fatos.” Agatha Christie
Para finalizar o passeio fomos almoçar na Estação Sultanahmet, onde há um restaurante do famoso filme, Expresso Oriente. Comida boa e atendimento também.
Van, aeroporto de Sabiha. Esse aeroporto fica no lado Asiático e faz a maioria dos voos regionais. O aeroporto é longe e por causa do trânsito aconselhamos a ir mais cedo para não ter surpresas. Esse transfer custou em torno de EUR 50 para nós 5.
Rumo a Denizli…
#ficaadica
- Brasileiros não precisam de visto para viajar para Turquia
- Vá com seguro viagem
- A comida na Turquia é barata
- Passaporte válido no mínimo 6 meses
- Vacina contra febre amerela
- Quer saber mais? www.ecos.tur.br