Seguindo a viagem que passei por Lagoa Santa – GO (confere nesse post aqui: A bela e medicinal Lagoa Santa – GO), a 860km de Brasília, e 670km de São Paulo, na mesorregião de Araçatuba, eu encontrei essa Ilha Solteira, cidade planejada, organizada, próxima ao encontro dos rios Tietê e Paraná e à divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul.
Sedia a Usina Hidroelétrica Ilha Solteira, que está aberta à visitação, e a UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, o que faz dela uma cidade universitária, cheia de eventos culturais e muitas festas por todo ano.
Curiosidade: Ilha Solteira é a única cidade em toda a América do Sul com um Professor Doutor para cada 150 habitantes. Em cada 12 ilhenses, um é estudante. Em cada 33, um é praticante de arte.
Preciso dizer do banho de artes e de cultura que encontramos por lá?!
Possui um Parque Balneário com duas Praias: Catarina e Marina. A Praia Catarina está localizada no Rio Paraná e com infra-estrutura voltada ao lazer. Quando eu passei por lá, as águas estavam bem recuadas, mas os morados da cidade, mantém a rotina de desfrutar da natureza nos finais de semana.
Já a Praia Marina situa-se a margem esquerda do rio São José dos Dourados, na foz com o rio Paraná e possui infra-estrutura voltada somente para o lazer náutico. Bom para passar uma tarde bacana.
Eu tive sorte de pegar a cidade se preparando para o Natal Legal, com uma das Vilas de Natal mais bonitas que já nos últimos tempos. Quem mora por perto, ou pretende passar por São Paulo, vale a pena conferir essa cidade que além de esbanjar cultura, diversão na praia, bons restaurantes, passeio na Usina, ainda apresenta um show de Natal.
Que tal já começar a entrar no clima?