E ai você segue pela região do Deserto do Atacama, e encontra o belo Valle del Elquí.
Região que promete surpresas para o coração, para os olhos e para alma.
Vicuña – Chile, carrega o peso de ser a cidade natal de Gabriela Mistral, a Prêmio Nobel de Literatura do Chile.
Cidade que leva em seu coração os mais variados Vinhedos de Pisco por dentro de seus vales, e as mais acolhedoras histórias de um povo crente de energias vindas do universo que são capazes de colocar um bom sorriso no rosto de quem chegar, afinal é um dos mais observatórios astronômicos do país.
Como eu descobri isso?
Partindo de La Serena, cidade de praia e gente feliz, (é possível chegar partindo de um vôo desde Santiago – Ch), e onde você encontra um belo forte que conta a história de luta desse país, você pode pegar um Ecotour até o Valle, que fica a 70km. Várias empresas fazem o famoso bate-e-volta para o observatório do astronômico do Cerro Mamaluca.
Eu, preferi seguir a viagem com minha Dakota 4×4, e passar mais que uma noite na região que aprendi a amar e respeitar. Local para acalmar a mente e aquecer o coração.
Como já tinha reservado um chalé-observatório no Elqui Domos (aconselho fazê-lo, pois é uma cidade pequena e com poucos locais para hospedagem), parei na barregam já na entrada da cidade e pude sentir a brisa e os odores de uma região que iria me seduzir e fazer querer voltar inúmeras vezes.
Os Chalés do Hotel Elqui Domos, são todos observatórios individuais, onde logo acima da sua cama tem uma janela para o céu, para você dormir literalmente nas estrelas, como faz bastante frio durante a noite, boas doses de pisco e um aquecedor fazem a diferença, mas diferença mesmo faz quando você acorda e a Matilda, gerente do hotel vem toda carinhosa e pergunta o que você quer tomar de café, isso mesmo, ela faz exclusivamente para você! Eu, claro, pedi tudo que tinha de mais diferente e regional, comecei no suco de Copao, uma flor de cacto, e terminei com o um bolo de Papoula, que me rendeu uma bela alergia, adormecendo o rosto, e sendo sanada com um chá que a mesma Matilda fez ao perceber o incidente, e como tudo aqui parece mágica, foi só tomar um pequeno gole do chá, que eu estava pronta para comer mais um pedaço do bolo…hehehe…
Hotel Elqui Domos – Vicuña
Chegando aqui, as opções são para todos os gostos, desde trekking, passeios com banho de lama medicinal, até os Vinhedos que fazem o melhor Pisco que já pude provar (que me desculpem os Peruanos!).
Eu, não me fiz de rogada, e corri até a Destilaria da Mistral, que além de ter um tour bacana para conhecer o processo fabricação do pisco, você ainda pode aproveitar a tarde num dos restaurantes charmosos entre os vinhais acompanhado de uma boa leitura de Gabriela Mistral.
Quando você menos se dá em conta, já são 19hs, o sol está se pondo e chegou a hora de subir até o Cerro de Mamalluca, para apreciar a noite com quem entende da história, Thomas Moree, o grande astrônomo do Chile, no alto dos seus 81 anos e muitas, muitas estrelas para contar. Eu tive a sorte de tê-lo como guia exclusivo, já que fui apresentado por um amigo, e que gentilmente nos acompanhou para uma aula esplendorosa sobre os mistérios do céu. Porém, em qualquer local pela cidade é possível contratar o tour e desfrutar de imagens que seus olhos teimarão em acreditar que existem.
O Valle del Elqui é um lugar para você degustar sabe? Deixar o tempo passar por você…aproveitar a conversa boa na praça, tomar um pisco, um “helado de copao” e deixar o corpo e a mente viajar num lugar de energia renovadora.