Costumo chamar a Chapada dos Veadeiros de Quintal do Mundo. Pra mim é. Sabe aquele quintal onde os amigos reúnem, brincam, conversam, assistem ao por do sol e ainda divertem? Apesar desse quintal ser grande, é esse aconchego que sinto na Chapada.
Fiz um mapa para que você consiga visualizar os principais atrativos desse quintal.
Estão aqui desenhadas a Cachoeira dos Macaquinhos, Catarata dos Couros, São Bento e Almécegas, Vale da Lua, Poço Encantado, Cachoeira dos Cristais, Anjos e Arcanjos, Loquinhas, Morada do Sol, Raizama, Segredo, Encontro das Águas, Carioquinhas e Cânios, Salto do Rio Preto e Santa Bárbara, em Cavalcante.
É o não é o quintal dos amantes da natureza?
Para quem vem de outros estados do Brasil, a porta de entrada para o destino é Brasília. Saída para Sobradinho / Formosa. Alto Paraíso fica a aproximadamente 230km de Brasília. É possível alugar um carro no aeroporto ou contactar algum amigo para irem juntos.
Em Alto Paraíso e São Jorge há muitas pousadas onde hospedar, e, também algumas áreas para camping. Cavalcante ainda é um destino em desenvolvimento, fica distante 90km de Alto Paraíso.
São Jorge é uma vila, linda, ainda sem asfalto em suas ruas. Alto Paraíso já possui estrutura para os turistas que buscam mais conforto.
Há restaurantes para todos os gostos e preços. Casas de massas, comida vegetariana, comida de casa.
Recomendo quando estiverem em alguma cachoeira e tiver uma plaquinha: frango caipira. Prove! Geralmente feito em fogão à lenha. É preciso encomendar. É muito gostoso e feito com muito carinho. Tive a oportunidade de comer um frango caipira na estrada do encontro das águas. Inesquecível.
Estarei falando das cachoeiras, uma a uma no Blog. Por enquanto, deixo vocês com a música da Marisa Monte, que, retrata bem o quintal do mundo…
Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão
Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraíso se mudou para lá
Por cima das casas, cal
Frutas em qualquer quintal
Peitos fartos, filhos fortes
Sonhos semeando o mundo real
Toda gente cabe lá
Palestina, Xangri-Lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar
Em todas as mesas, pão
Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção
Tem um verdadeiro amor
Para quando você for
Leia também Trekking na Chapada dos Veadeiros por Mario Jorge