Mais do que nunca, nós precisamos dedicar tempo para cuidar da própria saúde (seja ela física e mental). E, por que não, fazer isso viajando? Neste artigo, nós vamos te apresentar o turismo de sáude!
Inúmeros destinos no Brasil e no mundo possuem estruturas de turismo voltadas exclusivamente para o que a gente chama de turismo de saúde, que é, basicamente, viajar para cuidar da saúde.
Mas o turismo de saúde não é a mesma coisa que o turismo de lazer, viu? O turismo de saúde é feito exclusivamente para cuidar da saúde. O turista, do começo ao fim da viagem, tem experiências inteiras voltadas para cuidar de si mesmo.
Neste artigo, a gente vai te explicar como isso funciona na prática e como você pode planejar a sua viagem de bem-estar!
Vamos lá?
O que é o turismo de saúde?
O turismo de saúde é pensado e desenvolvido para que o turista tenha uma experiência completa de cuidados com a saúde física e mental! Tudo, do transporte à hospedagem, dos passeios à gastronomia gira em torno do bem-estar.
O objetivo é fazer o viajante voltar para casa descansado, com a saúde restaurada e bem cuidada!
O turismo de saúde nunca foi tão necessário
Sair de casa é uma necessidade humana: conhecer outros lugares, ter outras experiências! Todos nós precisamos viajar! Mas essa necessidade ganhou outros níveis depois da pandemia.
Os últimos 2 anos colocaram nossa saúde mental e física em teste! Então, mas do que nunca, as viagens voltadas para saúde (que são diferentes das viagens de lazer) são extremamente necessárias!
São viagens programadas e planejadas para cuidar da saúde e do bem-estar mental e físico.
Rotas do bem-estar e do turismo de saúde
O Brasil tem inúmeros destinos voltados exclusivamente para o autocuidado! Mas neste post, nós vamos de apresentar alguns:
Circuito das Águas em Minas Gerais
São 37 fontes de água mineral carbogasosas – as águas são naturalmente aromatizadas, sempre liberando vapores mineralizados. As fontes de água são distribuídas em 13 municípios diferentes!
Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros
O circuito de águas da Chapada já é motivo suficiente para ir! Mas também é um ótimo destino para quem quer recarregar as energias mentais. O lugar é perfeito para energizar cristais e se desconectar da vida da cidade.
Areias radioativas de Guarapari
A Praia da Areia Preta é emite 175 milisiervert por ano, ou 20 microsievert por hora, muito mais do que o normal em uma cidade brasileira. Pesquisadores já descobriram que a areia tem propriedades curativas.
Como planejar a sua viagem de saúde
Antes de tudo, defina os seus objetivos de viagem! Você quer ir porque precisa tratar de algum problema no corpo ou na mente/emoções?
Existem destinos perfeitos para quem quer cuidar da saúde mental! Os espaços são tranquilos, desconectados da vida cotidiana e feitos para que você pode cuidar da própria cabeça em paz.
Outros são feitos para cuidar do corpo: as propriedades químicas e físicas do lugar vão trazer resultados diretos para a sua saúde corporal!
Depois de definir os seus objetivos de cura, é hora de escolher um bom destino. Mas atenção: o lugar de escolha precisa ter uma estrutura de turismo de saúde exclusivo para isso.
Destinos voltados para o turismo de saúde são bem diferentes dos destinos de lazer! É impossível descansar em um lugar feito para se divertir!
Por isso, prefira ir para um lugar que gira em torno do turismo de saúde!
Além disso, é interessante você se organizar em relação ao trabalho para viajar sem preocupações. Ninguém merece sair de férias e não conseguir descansar porque tem coisas para fazer no trabalho.
Se organize para deixar tudo pronto – e deixe bem claro para os seus empregadores que você estará indisponível durante o período.
Faça sua viagem com a Ecos
Você não precisa se preocupar com as férias enquanto está de férias! Deixa isso com a Ecos. Nós somos especialistas em planejar viagens pessoais.
Nós cuidamos de tudo: trajeto, transporte, hospedagem e roteiros de atividades! O seu único trabalho durante a viagem de bem-estar será aproveitar tudo!
Entre em contato com a gente!