Sabe quando você acorda com a vontade de pegar a estrada e sair para onde o nariz apontar?
Pois dia desses isso aconteceu (como se fosse uma grande novidade pra mim!) , acordei cedo, coloquei meia-dúzia de coisas na mala do carro e pé na estrada, fui sentido São Paulo, saindo de Brasília, sem grandes pretensões, o máximo que poderia acontecer era chegar na casa de uns amigos queridos em São José dos Campos – SP, mas o objetivo era claro, conhecer os rincões do meu Brasilzão.
A 630km de Brasília, no Estado de Goiás me deparo com a bela Lagoa Santa. Município pequeno, no máximo 1500 habitantes, mas com uma Lagoa de cores vibrantes e águas quentes (por volta de 31 graus) de fontes naturais sulfurosas e um povo alegre que gosta de contar histórias. (mapa de localização abaixo)
A água deste balneário brota do subsolo, atingindo uma das maiores vazões de águas termais do mundo com 3,6 milhôes de litros/hora.
Reza a lenda, que 3 sertanejos saíram em busca de terras férteis para o plantio e ao se depararem com a beleza da Lagoa resolveram banhar-se e logo perceberam melhoras nos seus corpos, revelando assim o poder medicinal das águas.
Eu precisava entrar nessas águas!
As opções para ficar na cidade são muitas, considerando seu tamanho, e um pouco caras para o que oferece, mas a beleza natural vale uns dias de descanso.
O Cartão de visitas da cidade é o Thermas de Lagoa Santa, propriedade grande, com trilhas de 2km, e acesso por passarelas até as termais, mas tem outras opções quem nem aparecem pelos buscadores.
Não há muito o que fazer pela cidade, o negócio por lá é relaxar, aproveitar as águas termais e medicinais e quebrar a rotina. Além dos esportes náuticos pelo Rio Aporé que serve de divisa entre os Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul em toda sua extensão de aproximadamente 200 Km.
De beleza exuberante e bons momentos para relaxar, porque além de águas que fazem bem ao corpo, o contato com a natureza tão delicada que nutre a alma, é excelente ponto de passagem para os viajantes como eu….ou para aqueles que querem fugir da rotina e barulho da cidade.
A noite a cidade se acende deixando a sensação gostosa de cidade do interior…
Que tal dar uma pausa na correria?
Eu, vou seguindo viagem…