10 dias em Itacaré! Sonho de um verão inesquecível, ainda bem que virou realidade!
Acho legal localizar primeiro no mapa aonde fica esse litoral encantador. Pegamos um vôo de Brasilia para Ilhéus (Eu e Sílvia). De lá, carro alugado, seguimos para as Praias do Norte – Itacaré…
Alugamos uma casinha na Villa das Bromélias. Fica a 3km da cidade, portanto, carro é importante. A proprietária é a Mariá. Ela possui algumas casas para aluguel no terreno dela. A diária sai em média a R$ 400,00, porém as casas acomodam até 6 pessoas, o que deixa a diária barata, com a possibilidade de fazer as refeições em casa, o que diminui bem o risco de algum tempero que não caia bem a seu organismo.
Antes de pegarmos a estrada para as Praias do Norte passamos no supermercado. Compras para 6 pessoas, 10 dias (#eramosseis). Abastecidas, seguimos viagem.
Itacaré fica a 70km de Ilhéus. Por toda a estrada o mar nos dá as boas vindas, inclusive com Mirantes para a primeira fotografia em uma das regiões mais lindas do Brasil!
Casinha aconchegante, tudo pronto, descansar para pegar o primeiro dia de praia e esperar os outros 4 integrantes chegarem na casa, o que só aconteceu no dia seguinte.
Itacaré possui 4 praias que eles chamam de “urbanas”. São elas: Praia da Concha, Ribeira, Rezende,Tiririca, Praia da Costa.
Praia da Concha – aqui ficam muitas pousadas, restaurantes e cabanas que oferecem o melhor da culinária baiana. Para os amantes de esportes pode alugar caiaque, Sup, ter aulas de surf e ainda pegar passeios de lancha. O mar aqui é calmo e sem ondas. Toda a praia possui coqueirais e castanheiras, o que garante sombra fresca.
Praia de Resende – Ainda com pouca estrutura de restaurantes, possui areias brancas, coqueirais e um mar belíssimo com ondas mais fortes.
Tiririca – Das praias urbanas, essa foi a que mais gostei. Essa praia possui bicas naturais de água doce. Restaurante para um ótimo tira-gosto ou almoço e serviço na praia. Além disso ainda possui um gramado bem grande para quem não quiser ficar na areia.
Praia da Costa – Também com um gramado lindo é um ótimo cenário para descanso. Não possui estrutura de restaurante. Somente duas barracas vendendo coco, água e cerveja. Areia branca e mar com correnteza.
Praia da Ribeira – Aqui também tem rio de água doce e uma bica na entrada da trilha para a prainha de água da mata atlântica. É uma delícia!!! Há estrutura de bar e restaurante. Praia linda também, e, porta de entrada para a trilha da Prainha.
Prainha – a partir da Praia da Ribeira são aproximadamente 35 minutos de caminhada. Cercada por riachos e enormes coqueirais é magnífica. Frequentada por surfistas pelas excelentes ondas que oferece. Pouca estrutura. Conta com um bar para uma tapioca, um queijo coalho e bebidas. Vale muito a caminhada e a visita.
Ainda tem muito o que contar da viagem de Itacaré. Visitamos Itacarezinho, Cachoeira Bom Sossego, Barra Grande, Cachoeira do Tremembé, Taipu de Fora, Cachoeira da Usina Velha e ainda fizemos Rafting em Taboquinhas.
Em breve acabo de contar as histórias…
Deixo com vocês 1 vídeo com as fotos tiradas pelo nosso grupo. Fotógrafas: Priscila Luz Penna, Silvia Lanuce, Andrea Lannes, Cristina Maia.
Só para não esquecer… Vale um por do sol na Ponta do Xaréu (acesso pela praia da Concha).
Quem quiser saber mais um pouquinho tem a matéria – Muito Além de Itacaré – escrita pela Andrea Lannes. Leia também!