Para encerrar o ano de 2015 e começar 2016 com todas as boas energias, resolvi voltar para minha amada cidade do Rio de Janeiro, aproveitar o Natal em família, rever amigos e curtir a virada de Ano de 2016 na praia de Copacabana. Até aqui, tudo ok!
A praia estava indescritívelmente deliciosa! Mar azul, temperatura da água ideal, e um calor de rachar e fazer qualquer um ficar no mar por horas!
Mas, como nem tudo são flores, e 2015 foi cheio de surpresas, uma demanda familiar me solicitou uma peregrinação de fé. Isso mesmo, peregrinação de fé. Dizem que quando as coisas saem dos eixos, nós procuramos à Deus e suas formas de se expressar com mais afinco. E como sou de uma família católica, descendentes do Papa Pio X, o caminho foi pelos templos católicos sagrados. E aproveitei as boas vibras para escrever sobre os mais belos e harmônicos lugares q já estive.
Comecei assistindo à missa no Mosteiro São Bento, aqui no RJ, na manhã de 25/12/2015, igreja tradicional, missa em Latin e igualmente emocionante. Pessoas de todas as nacionalidades. Além da professia da fé, estar naquele templo, e ter uma bela paisagem, sendo um dos postais do rio, valem a visita.
No dia seguinte, resolvemos sair em direção a Basílica de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida do Norte, São Paulo, se há um lugar nesse Brasil de peregrinos e de fé, esse é o lugar. As missas acontecem a cada hora, e ao final, recebemos as bênçãos sobre os objetos, fotos ou o que quiser. Emocionante, menos formal e muito mais próxima da comunidade. A Basílica é uma verdadeira cidade, com restaurantes e todas as possibilidades de passar boas horas. O típico local que você chega apenas para agradecer, porque o fato de estar lá, já fez a viagem de 3hs saindo do RJ valer.
E coladinha a cidade de Aparecida do Norte, escondidinha, porem não menos encantadora, em Guaratinguetá, o Mosteiro da Luz – Igreja do Frei Galvão, local de humildade e luz.
Fomos recebidos com muito carinho por todos, mesmo já tendo terminado a última missa do dia e estarem fechando a igreja.
Nos deram as explicações sobre os milagres de Frei Galvão, e as tais pílulas milagrosas.
Agora é acreditar e orar.
Bom, chegamos a tão esperada virada de Ano, todos com suas tradições e festas, eu aproveito para receber as bênçãos do céu e do mar, faço minhas mandingas, pulo minhas ondas, acendo minhas velas e peço proteção aos meus orixás, na praia de Copacabana. E vou cheia de esperanças de um ano ainda melhor.
E para completar, como esse ano o dia 01/01/16 caiu numa sexta-feira, e a primeira sexta do ano é dia de receber as bênçãos dos Capuchinhos, na Igreja deles, na Tijuca, fui até lá. Igreja lotada, muita alegria e energia boa para começar o ano.
Fato: não importa sua crença, não importa sua religião, estar naqueles lugares, com aquelas pessoas foi renovador para o corpo e alma.
De esperanças renovadas, que venha 2016 com muitas viagens, com muito amor e principalmente com muita saúde!
Feliz 2016!
Feliz Ano Novo!