Topo
  >  A gente Informa   >  Turismo e sustentabilidade: conheça o Projeto Ecoando

Entenda como você pode ajudar o planeta, viajando!

 

A sustentabilidade é um tema cada vez mais em alta, exigindo mudanças de hábitos de indivíduos e de corporações pelo mundo. 

A preocupação com as mudanças climáticas faz com que voltemos nossos olhos para a chamada Pegada Ecológica (ou Carbon Footprint, em inglês). E são nas pequenas atitudes do dia a dia, inclusive durante viagens, que podemos fazer a diferença e reduzir o nosso impacto no planeta. 

Neste artigo, preparamos algumas dicas para você curtir sua viagem de forma ecologicamente correta, além de contar como a Ecos Turismo contribui para um mundo melhor e mais verde. Confira!

 

Como reduzir sua pegada ecológica

Pequenas mudanças na hora de fazer a sua mala de viagens podem reduzir os efeitos negativos causados ao planeta. Listamos algumas a seguir:

 

Leve sua garrafinha de água na mala

Uma garrafa pet de 500 ml leva, em média, 450 anos para se decompor, além de possuir uma pegada equivalente a 82,8g de gás carbônico. 

Se a cada dia de uma viagem de 7 dias você comprar duas garrafinhas, quanto lixo e poluição terá gerado? Carregar a sua própria água traz muito mais economia e praticidade – e ainda ajuda a preservar o meio ambiente. 

 

Comprinhas e presentes: repense sua forma de consumo

Ao invés de simplesmente comprar uma infinidade de itens somente porque “já está ali” e o preço é atrativo, pense se realmente precisa daquela nova peça de vestuário ou aparelho eletrônico. 

Na hora de comprar os famosos souvenirs para aqueles que ama, que tal optar por objetos que não tenham muitas embalagens plásticas ou comprar de produtores artesanais locais? Assim você consegue dar uma lembrancinha e ainda reduzir a quantidade de lixo produzida. 

 

Transforme a sua forma de se hospedar

Optar por não utilizar os amenities oferecidos pelos hotéis, como shampoo, condicionador e sabonete e preferir levar de casa seus próprios itens de higiene pessoal pode contribuir para a redução da quantidade de lixo gerada. 

Também é possível reutilizar as toalhas oferecidas pelo local. Isso ajuda a economizar água e diminui a quantidade de produtos de limpeza que vai parar na natureza a cada lavagem. 

Outra dica básica, mas importante: tire os aparelhos eletrônicos da tomada enquanto estiver fora do quarto, além de desligar o ar condicionado e as lâmpadas ao sair. 

 

Transporte-se com consciência

Na hora de se deslocar em seu destino, escolha alternativas mais sustentáveis. 

Ônibus, metrô, comboios, bicicleta ou a pé: essas opções, além de emitirem menos poluentes do que carros e aviões, ainda permitem que você descubra novas atrações pelo caminho, como um café, um parque ou um restaurante. É bom para o planeta e diversifica a sua viagem!

 

A contribuição da Ecos Turismo para uma pegada ecológica menor e um planeta mais verde

Viajar de avião provoca a emissão de um grande volume de gás carbônico, além dos outros gases poluentes emitidos pelo veículo. 

Por isso, nós criamos o Projeto “Ecoando: Plante uma árvore”, em que plantamos uma muda de árvore a cada 10 passagens aéreas vendidas. 

Algumas das espécies que já plantamos são: Figueira, Jacarandá de Minas, Jacarandá Mimoso, Paineira Rosa, Pitanga, Araçá Vermelho, Maricá, Canafístula, Gurucaia, Tucaneiro, Dedaleiro, Timburi, Ipê Verde, Ipê Branco, Ipê Amarelo e Pata de Vaca. 

Com o Projeto Ecoando, ajudamos a construir um turismo mais sustentável, reduzindo nossa pegada ecológica e contribuindo para a preservação dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, abraçados pelo projeto. 

 

Em 2021, mude seu jeito de estar no mundo: transforme sua pegada ecológica e nos ajude a plantar um futuro melhor!

Viaje com a Ecos Turismo e contribua para um mundo mais verde, mais bonito e mais justo!

 

Entre em contato conosco e agende sua próxima viagem! 

 (61) 3226-0214 | ecosdoturismo.com.br

Poste um comentário