Topo
  >  A gente Informa   >  Os 5 tipos de viajantes: quem é você na hora de planejar uma viagem?

Descubra seu perfil e confira dicas para cada um! 

Cada viagem é única: tudo depende do destino, da época do ano, da companhia e, claro, de quem está planejando.

Existem tipos bem específicos de turistas, que podem facilmente ser identificados por suas características: alguns são mais econômicos, outros já buscam lugares com atrações culturais, enquanto outros não saem de casa sem planejar cada passo da viagem.

Quer descobrir que tipo de viajante/turista você é? Então acompanhe este artigo em que preparamos uma classificação e várias dicas para cada personalidade!

Viajante planejador 

Para essas pessoas, a viagem perfeita é aquela em que nada sai do controle: o roteiro diário – se possível com horários para cada atividade – é seguido à risca, sem nenhuma alteração no percurso.

Os gastos são todos perfeitamente calculados anteriormente, para que não saiam do orçamento estabelecido.

O hotel e o transporte ideais dependem do objetivo da viagem: se pretende conhecer vários lugares, esse tipo de turista pode preferir alugar um carro ou utilizar trens e metrôs (desde que saiba que não costuma haver atrasos nesses casos).

Dicas para o turista planejador

Se esse é o seu perfil de viajante, que tal planejar sua próxima viagem para locais conhecidos por sua organização e pontualidade? Destinos como Inglaterra e Alemanha, por exemplo, não irão decepcionar!

Criar roteiros com visitas a museus, castelos, parques públicos também é uma ótima opção, porque essas atrações costumam ter horários pré-definidos para acontecer.

Viajante econômico 

Antes chamados de mão-de-vaca, hoje esse tipo de viajante é denominado “low cost”.

Não quer dizer que esse tipo de turista não irá curtir a viagem com tudo o que tem direito, mas apenas que a regra principal é sempre obter o melhor custo-benefício.

Promoções e cupons de descontos são os itens favoritos para a bagagem do viajante econômico.

Ele vai em frente a todos os pontos turísticos, tira fotos e registra tudo, mas não paga para entrar. Também prefere montar seus próprios lanches do que comer em restaurantes caros.

Dicas para o turista econômico

Se você for o tipo de viajante que busca sempre a opção mais econômica para todas as atrações, pode ser uma boa ideia comprar suas passagens usando as milhas do cartão de crédito ou pacotes de viagens, que costumam oferecer bastantes vantagens.

Você também pode visitar parques públicos, praças e ruas famosas – afinal, não vai pagar nada por isso e ainda garante boas experiências e boas fotos!

Viajante experiente

Esse tipo de pessoa acumula carimbos no passaporte e experiências na bagagem, por isso sempre sabe qual o melhor roteiro a ser feito em cada destino.

Não dispensa um bom hotel e um bom restaurante, já que pode garantir até mesmo um upgrade na estadia por sua fidelidade de viagens.

Para esses turistas, a viagem deve ser vivida com calma, sem muita pressa ou preocupações.

Dicas para o turista experiente

Como já conhece quase todos os principais pontos turísticos dos seus destinos preferidos, pode ser interessante elaborar um roteiro com rotas “alternativas”, que proporcionem novas experiências.

Colocar restaurantes, bistrôs e cafés na lista de atividades é uma ótima ideia – assim você conhece mais do local pela gastronomia.

Viajante independente

O próprio nome revela: esse tipo de viajante gosta de fazer as coisas do seu jeito, com roteiros bem personalizados.

Mochilão é sempre uma ótima opção para esse turista, que ama aproveitar ao máximo as novas experiências.

Andar a pé, se hospedar em hostels e comer em restaurantes menores não são nenhum problema para o viajante independente – na verdade, ele até prefere, porque assim vivencia coisas novas.

 

Dicas para o turista independente 

Se você gosta de se sentir livre na hora de viajar, sem se prender a roteiros prontos, talvez goste de ir a locais com atrações inusitadas a cada esquina.

Budapeste é um ótimo destino, bem como outras cidades do leste europeu. Para sua próxima viagem, não deixe de considerar esses lugares!

Viajante cultural 

Nem precisamos dizer que os destinos preferidos desse tipo de viajante são aqueles repletos de atividades culturais, com museus, teatros, galerias de arte e centros históricos.

Esse viajante procura conhecer a fundo sobre os locais que irá visitar, para entender sobre sua história e as suas atrações.

Dicas para o viajante cultural

Qualquer lugar do mundo tem uma história para contar – e um traço cultural muito específico. Mas, se você preferir ir a locais conhecidos por sua veia histórica, procure por destinos como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Bélgica, Polônia, Holanda… ou qualquer outro lugar no mundo!

E aí, descobriu que tipo de viajante você é?

Em sua próxima viagem, conte com a Ecos Turismo para planejar tudo (ou quase tudo, se você for do tipo independente), e tenha mais segurança e conforto para traçar o melhor roteiro turístico para o seu perfil! Assim, você vai poder curtir cada momento sem maiores preocupações!

Poste um comentário