Topo
  >  A gente Informa   >  Dia Nacional do Livro – 6 Livros para viajar e conhecer o Brasil

Uma lista com 6 livros para quem ama ler e quer viajar pelo Brasil sem sair de casa. 

 

Dia 29 de outubro celebramos o Dia Nacional do Livro, para comemorar a data da melhor maneira possível e matar aquela saudade de viajar, fizemos uma lista especial para você!

Este ano as viagens tiveram que ser deixadas de lado um pouquinho. Mas, isso não significa que você precisa deixar de conhecer novos lugares dentro do Brasil! 

Prova disso é a nossa lista com 6 livros para viajar e conhecer mais nosso país sem sair de casa e em total segurança. Vem ler para conhecer cada um destes títulos.

 

6 livros para viajar pelo Brasil

Gosta de ler e conhecer novos destinos? Selecionamos 6 livros para viajar pelo Brasil por meio de histórias que se passaram do Norte ao Sul do país!

São várias oportunidades para você explorar um pouco dos costumes e tradições diferentes, ainda assim, viajar sem sair de casa. 

Já separa o espaço na estante de livros e bora conhecer o país. E ainda fortalecer este hábito tão lindo que é ler!

 

1) MANAUS

Relato de um Certo Oriente – Milton Hatoum

O livro, vencedor do prêmio Jabuti em 1990, conta a história de uma mulher que, após 20 anos longe, volta para Manaus, cidade onde passou a infância.

Ao perder a mãe adotiva e perceber que a casa onde viveu não existe mais, ela passa a buscar as memórias de seu passado e relembrar histórias que estavam guardadas.

 

2) MATO GROSSO

Esqueleto na Lagoa Verde – Antonio Callado

Os passos do coronel britânico Percy Harrison Fawcett são relembradas em forma de reportagem para produzir um panorama entre as pretensões dos explorados na década de 1920 e a vida indígena no Xingu.

Na época, Percy, que achava que encontraria uma cidade perdida no sertão, desapareceu na mata com seus companheiros de expedição.

 

3) SÃO PAULO

Cidade Grande no Escuro – Clara Averbuck

A autora gaúcha reúne mais de 50 crônicas pessoais neste livro em que o principal cenário é a cidade de São Paulo, onde ela já morou em vários bairros.

Divididas entre “cabeça” e “coração”, as histórias divertidas e profundas trazem, por exemplo, o nascimento de sua filha e o término de seu casamento em meio à efervescente e decadente vida urbana.

 

4) SERTÃO NORDESTINO

Outros Cantos – Maria Valéria Rezende

Uma professora volta para o vilarejo remoto de Olho d’água após 40 anos para dar uma palestra. 

A viagem provoca nela uma reflexão sobre sua vida no passado e as mudanças no sertão – estruturas como água potável, luz elétrica e geladeira, por exemplo, não existiam quando ela vivia ali.

 

5) RIO DE JANEIRO

Espera Passar o Avião – Flavio Caflero

Radicado em Portugal, Felipe resolve voltar ao Rio de Janeiro para ajudar um amigo de faculdade na produção de um filme.

O trabalho acaba mexendo com as memórias e traumas que haviam sido deixados junto com a vida no Brasil.

 

6) PORTO ALEGRE

Meia-noite e Vinte – Daniel Galera

Três amigos se reencontram em Porto Alegre durante uma onda de calor e greves de transporte na cidade. 

A aproximação acontece após o assassinato de um dos amigos do grupo, Andrei, um autor consagrado da literatura contemporânea.

Os dramas pessoais de cada um dos personagens com a chegada do novo milênio, a internet e as redes sociais constroem o enredo junto às reflexões do passado.

 

Essas são apenas algumas opções para fazer uma imersão na cultura de certos destinos a partir de histórias – afinal, ler também é uma viagem!

Se você gostou deste post blog, que tal ter acesso a mais conteúdos sobre esse e outros assuntos relacionados? Basta seguir a gente nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn, além de canais tradicionais!

 (61) 3226-0214 | ecosdoturismo.com.br

Poste um comentário