Topo
  >  Destinos   >  #MovimentoSuperaTurismo: Conheça as cidades históricas brasileiras que respiram arte e cultura

São muitas as cidades históricas brasileiras repletas de arte e cultura para você conhecer. Conheça os principais destinos e mergulhar de cabeça nessas experiências.

 

O Brasil é um dos países mais fortes quando pensamos em cidades históricas repletas de arte e cultura. São várias opções espalhadas por todo o solo nacional para os mais diferentes estilos e gostos.

Para os viajantes que amam descobrir pontos históricos chave para a cultura, separamos destinos turísticos essenciais para serem explorados e respirar arte e cultura em cada passeio.

Cada cantinho do Brasil reserva lugares únicos para curtir a arte em sua essência, vem conhecer!

 

4 Cidades históricas brasileiras para você conhecer

A arte é a beleza do mundo, e nesse sentido o Brasil é um dos países mais marcantes. São mais de 500 anos de história e muitos pontos turísticos de vários períodos diferentes para conhecer mais sobre nosso país e viver muita arte e cultura.

Tiradentes, Minas Gerais

Tiradentes é uma das cidades históricas brasileiras mais famosas, ao lado de grandes nomes que fazem Minas Gerais um dos Estados repleto de arte e cultura.

A antiga Vila de São José do Rio das Mortes foi nomeada homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira e uma das figuras históricas mais emblemáticas do Brasil.

Não temos dúvida de que o visitante vai ficar impressionado com a arte barroca do local, que pode ser admirada pelas igrejas, casarões e monumentos espalhados pela cidade.

Um dos principais pontos turísticos, e maior exemplo, é a Igreja Matriz de Santo Antônio, com esculturas de Aleijadinho na entrada e uma decoração em prata e ouro no interior.

O Museu Padre Toledo, local onde o antigo inconfidente que dá nome morou, e também a Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos precisam fazer parte de um roteiro repleto de arte e cultura.

Aproveite também para conhecer e andar na Maria Fumaça que leve a São João Del Rey, uma das rotas ferroviárias mais famosas do nosso país.

 

Ouro Preto, Minas Gerais

Essa que foi a primeira cidade histórica brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial da UNESCO, não poderia estar fora da nossa lista.

Ouro Preto é conhecida por sua arquitetura colonial, o barroco, pela maria fumaça que leve até Mariana e as famosas obras de Aleijadinho.

Entre as principais atrações na sua rota estão a feirinha de artesanato em pedra-sabão, as várias igrejas belíssimas espalhadas, com destaque para a Igreja de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, a Praça Tiradentes e o Museu da Inconfidência.

Apesar de ter uma forte herança histórica, também é bastante animada por conta das universidades e tem muitas opções de restaurantes e bares para curtir, além de ser um dos principais destinos de carnaval do país.

 

Porto Seguro, Bahia

Essa cidade tem seu nome na história do nosso país por ser o primeiro local no qual os portugueses desembarcaram em terras brasileiras em 1500.

A Cidade Histórica de Porto Seguro, ou Cidade Alta, é a parte que concentra suas memórias, como o Museu do Descobrimento, Marco do Descobrimento, Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira de Porto Seguro) e o Farol.

Na semana de 22 de abril, a cidade comemora a Semana do Descobrimento, com vários eventos e apresentações culturais e artísticas incríveis para os visitantes.

Além disso, as praias da cidade são lindas e de uma beleza natural, assim como o carnaval é uma data super especial para quem gosta de aproveitar o feriado.

 

Olinda, Pernambuco

Antiga sede do Brasil Colônia, Olinda foi a cidade mais rica dessa época, além de ser a cidade histórica brasileira mais antiga a receber o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Apesar de sofrer bastante durante as Invasões Holandesas, Olinda ainda ostenta a arquitetura colonial característica da época dos casarões, igrejas e conventos.

A Igreja de Sá, Basílica de São Pedro, Convento de São Francisco, Praça do Carmo e as lojinhas de artesanato do Mercado da Ribeira são pontos essenciais para conhecer mais da herança histórica do local.

Para admirar os casarões antigos, aproveite os ateliês e cafés presentes nas construções. Adicione também o Mirante da Caixa D’água em sua visita e aprecie a vista da cidade com muito privilégio.

 

A lista é muito longa e poderia continuar com muitas outras cidades históricas brasileiras para você respirar arte e cultura. Por enquanto, listamos essas 4 para você achar inspiração e já montar um planejamento incrível para sua próxima viagem.

Caso esteja procurando outro destino nacional repleto de história, entre em contato com nossa equipe que vamos deixar tudo pronto para você conhecer nosso país na hora certa!

 

Se você gostou deste post blog, que tal ter acesso a mais conteúdos sobre esse e outros assuntos relacionados? Basta seguir a gente nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn, além de canais tradicionais!

 (61) 3226-0214 | ecosdoturismo.com.br

Poste um comentário