Topo
  >  A gente Informa   >  Moedas do Mundo

Quando alguém vai viajar para o exterior sempre perguntam: “devo comprar a moeda do país?” Sempre respondo: “compre dólares, é aceito no mundo todo”. Conselho: As diversas moedas do mundo sofrem oscilações constantes. Antes de viajar, é muito importante verificar a cotação da moeda local para obter o melhor valor de câmbio em relação à moeda de origem.

Você pode fazer a conversão aqui:

 

Há uma tabela com as diversas moedas do mundo no final do texto. Boa leitura!

Afegani - Moeda do Afeganistão

Afegani – Moeda do Afeganistão

A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda, praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.

Lek - Albânia

Lek – Albânia

As mercadorias utilizadas para escambo geralmente se apresentam em estado natural, variando conforme as condições de meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros. Nesta forma de troca, no entanto, ocorrem dificuldades, por não haver uma medida comum de valor entre os elementos a serem permutados.

Randi - África do Sul

Randi – África do Sul

As mercadorias utilizadas para escambo geralmente se apresentam em estado natural, variando conforme as condições de meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros. Nesta forma de troca, no entanto, ocorrem dificuldades, por não haver uma medida comum de valor entre os elementos a serem permutados.

Moeda-Mercadoria

Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas do que outras.

Aceitas por todos, assumiram a função de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor. Eram as moedas–mercadorias.

O gado, principalmente o bovino, foi dos mais utilizados; apresentava vantagens de locomoção própria, reprodução e prestação de serviços, embora ocorresse risco de doenças e de morte.

Rial Saudita

Rial Saudita

O sal foi outra moeda–mercadoria; de difícil obtenção, principalmente no interior dos continentes, era muito utilizado na conservação de alimentos. Ambas deixaram marca de sua função como instrumento de troca em nosso vocabulário, pois, até hoje, empregamos palavras como pecúnia (dinheiro) e pecúlio (dinheiro acumulado) derivadas da palavra latina pecus (gado). A palavra capital (patrimônio) vem do latim capita (cabeça). Da mesma forma, a palavra salário (remuneração, normalmente em dinheiro, devida pelo empregador em face do serviço do empregado) tem como origem a utilização do sal, em Roma, para o pagamento de serviços prestados.

Pula - Botswana

Pula – Botswana

Depois foram utilizados moeda em formato de objetos. Os utensílios de metal passam a ser apreciados. Aí na Grécia em VII a.c. surgiram as primeiras moedas como as que conhecemos hoje. A moeda em papel surgiu somente na Idade Média, onde os metais eram guardados com um ourives e esse os entregava um “recibo”. Com o tempo esse recibo passa a ser utilizado para pagamentos. Surge aí a “moeda de papel”.

Hoje temos a “moeda de plástico”, cartões de crédito.

Viajar com cartões de crédito ajuda e muito. Mas, o governo brasileiro impôs taxas em transações no exterior. Portanto, na época em que for viajar, preste atenção nessas tarifas.

Qual a evolução? Chama-se BITCOIN.

BITCOIN

BITCOIN

Bitcoin é uma criptomoeda onde a criação e transferência é baseada em protocolos código aberto de criptografia que é independente de qualquer autoridade central. Um bitcoin pode ser transferido por um computador ou smartphone sem recurso a uma instituição financeira intermediária .

 A bitcoin usa um banco de dados distribuídos espalhados pelos nós da rede peer-to-peer para registrar as transações, e usa criptografia para prover funções básicas de segurança, como certificar que bitcoins só podem ser gastas pelo dono, e evitar gastos duplos.

 O projeto de Bitcoin permite propriedade e transferências anônimas de valores. Bitcoins podem ser salvas em computadores na forma de um arquivo carteira, ou em serviços de carteira provido por terceiros; e em ambos os casos bitcoins podem ser enviadas pela Internet para qualquer pessoa que tenha um endereço de Bitcoin. A topologia P2P da rede Bitcoin, e a ausência de uma entidade administradora central torna inviável que qualquer autoridade, governamental ou não, manipule o valor de bitcoins ou induza inflação “imprimindo” mais notas. No entanto, grandes movimentos de procura podem fazer com que o seu valor aumente no mercado de câmbio.

MOEDAS

E assim caminha a humanidade…

 

Segue abaixo uma lista dos países e suas moedas:

[table id=7 /]

Diretora da Ecos Turismo, formada em Administração de Empresas pela Newton Paiva BH. Pós Graduada em Turismo e Gestão Empresarial pela Universidade Católica de Brasília. Voceniana, Diamond, Practitioner. Viajante desde 20 dias de idade. Tem um diploma ainda da VASP, como tripulante mirim.

Poste um comentário