E ai você segue pela região do Deserto do Atacama, e encontra o belo Valle del Elquí.

Região que promete surpresas para o coração, para os olhos e para alma.

Vicuña – Chile, carrega o peso de ser a cidade natal de Gabriela Mistral, a Prêmio Nobel de Literatura do Chile.

Cidade que leva em seu coração os mais variados Vinhedos de Pisco por dentro de seus vales, e as mais acolhedoras histórias de um povo crente de energias vindas do universo que são capazes de colocar um bom sorriso no rosto de quem chegar, afinal é um dos mais observatórios astronômicos do país.

Como eu descobri isso?

Partindo de La Serena, cidade de praia e gente feliz, (é possível chegar partindo de um vôo desde Santiago – Ch), e onde você encontra um belo forte que conta a história de luta desse país, você pode pegar um Ecotour até o Valle, que fica a 70km. Várias empresas fazem o famoso bate-e-volta para o observatório do astronômico do Cerro Mamaluca.

La Serena - Chile
  La Serena – Chile

Eu, preferi seguir a viagem com minha Dakota 4×4, e passar mais que uma noite na região que aprendi a amar e respeitar. Local para acalmar a mente e aquecer o coração.

Como já tinha reservado um chalé-observatório no Elqui Domos (aconselho fazê-lo, pois é uma cidade pequena e com poucos locais para hospedagem), parei na barregam já na entrada da cidade e pude sentir a brisa e os odores de uma região que iria me seduzir e fazer querer voltar inúmeras vezes.

Entrada do Valle del Elqui
            Entrada do Valle del Elqui

Os Chalés do Hotel Elqui Domos, são todos observatórios individuais, onde logo acima da sua cama tem uma janela para o céu, para você dormir literalmente nas estrelas, como faz bastante frio durante a noite, boas doses de pisco e um aquecedor fazem a diferença, mas diferença mesmo faz quando você acorda e a Matilda, gerente do hotel vem toda carinhosa e pergunta o que você quer tomar de café, isso mesmo, ela faz exclusivamente para você! Eu, claro, pedi tudo que tinha de mais diferente e regional, comecei no suco de Copao, uma flor de cacto, e terminei com o um bolo de Papoula, que me rendeu uma bela alergia, adormecendo o rosto, e sendo sanada com um chá que a mesma Matilda fez ao perceber o incidente, e como tudo aqui parece mágica, foi só tomar um pequeno gole do chá, que eu estava pronta para comer mais um pedaço do bolo…hehehe…

  Hotel Elqui Domos – Vicuña

Chegando aqui, as opções são para todos os gostos, desde trekking, passeios com banho de lama medicinal, até os Vinhedos que fazem o melhor Pisco que já pude provar (que me desculpem os Peruanos!).

Entre os Vinhedos de Pisco
Entre os Vinhedos de Pisco – lembra que estamos na região do deserto, ok?!

Eu, não me fiz de rogada, e corri até a Destilaria da Mistral, que além de ter um tour bacana para conhecer o processo fabricação do pisco, você ainda pode aproveitar a tarde num dos restaurantes charmosos entre os vinhais acompanhado de uma boa leitura de Gabriela Mistral.

Destilaria Mistral
                    Destilaria Mistral

Quando você menos se dá em conta, já são 19hs, o sol está se pondo e chegou a hora de subir até o Cerro de Mamalluca, para apreciar a noite com quem entende da história, Thomas Moree, o grande astrônomo do Chile, no alto dos seus 81 anos e muitas, muitas estrelas para contar. Eu tive a sorte de tê-lo como guia exclusivo, já que fui apresentado por um amigo, e que gentilmente nos acompanhou para uma aula esplendorosa sobre os mistérios do céu. Porém, em qualquer local pela cidade é possível contratar o tour e desfrutar de imagens que seus olhos teimarão em acreditar que existem.

Observatorio Mamalluca
                    Cerro Mamalluca

O Valle del Elqui é um lugar para você degustar sabe? Deixar o tempo passar por você…aproveitar a conversa boa na praça, tomar um pisco, um “helado de copao” e deixar o corpo e a mente viajar num lugar de energia renovadora.

 

 

 

2 thoughts on “Valle Del Elquí – verdadeiro paraíso astronômico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *