Falar de Minas é falar de cantinhos. Cantinhos aconchegantes, escondidos, seguros…

Existe uma característica dos mineiros: eles são calmos. Adoram bater um papo, contar “causos”. Podem passar o dia todo em pé em uma esquina ou demorar a vida toda para conhecer uma cidade de 5000 habitantes.

Minas Gerais possui mais de 700 municípios. Cada qual com seus charmes específicos. São lindos, todos! Posso passar o resto do ano falando somente de Minas Gerais, aliás, precisaria de 2 anos e 3 meses para falar de cada cidade.

RegioesMG mapa_full

Inseri 2 mapas, um falando sobre as regiões de MG e outro das comarcas. Só para terem idéia do tamanho do Estado.

Vou começar pela Capital, Belo Horizonte, cidade onde nasci. Costumo dizer que BH é uma cidade grande feita de várias cidades pequenas. O povo do interior vai pra lá estudar, trabalhar… Juntam aqueles mineiros do sul e norte de Minas e de outros cantinhos e as conversas nunca terão fim, acredite!

O mineiro recebe como ninguém. Ser recebido por mineiro é passar bem demais da conta! A comida mineira é uma delícia e, não há casa em que os quitutes deixem a desejar.

Se você for a Belo Horizonte e não tiver a oportunidade de ir à casa de um mineiro, não tem problema. Os botecos também servem comida boa. Para vocês terem uma idéia, lá tem festival de comida de boteco. Para quem não sabe, boteco é um bar de esquina, e  BH tem esquina tanto quanto habitantes!

comida de boteco

Voltando à comida de boteco, temos linguiça, torresmo, carne de panela, pé de porco, fígado e tudo mais que acompanha uma boa cerveja e uma boa cachaça. Mineiro gosta de beber cachaça, cerveja e prosear. Mineiro sabe viver. Oh Povo Bão!

drinks

Para você ficar amiga de um mineiro precisa chegar de mansinho. Mineiro é desconfiado, não abre seu coração assim sem mais nem menos. O coração do mineiro é puro, bonito, amoroso. Mas é preciso chegar com cuidado, até desfazer a desconfiança.  Quando for à Minas, chegue devagar. Tenha sempre uma certeza; você será bem recebido e levará como lembrança o mais importante da vida, a simplicidade.

Bom, vamos falar um pouco da Metrópole feita dos cantinhos. Encontrará lá museus maravilhosos na Praça da Liberdade. Museu de Minas e Metais e Museu da Vale. Vale a pena a visita, pois Minas Gerais é uma região de minério. Lá você poderá informar-se sobre como funciona todo o processo de extração. Também o CCBB faz parte dos atrativos culturais.

Após os passeios pelos Museus, você ainda pode pegar um cineminha no Cine Belas Artes, cinema cult. Uma pausa para um café também vale.

Praça da Liberdade
Praça da Liberdade

Não posso deixar de citar Inhotim. Fica a 60 Km de Belo Horizonte e é imperdível. Se quiser ler sobre Inhotim, nossa Blogger Andrea Lannes escreveu um texto. Clique aqui.

Em BH tem o Mercado Central. Se não me engano está fazendo 114 anos. Lá você toma cerveja nos corredores e pode comer um fígado acebolado, além de outras comidas típicas e populares. Vale a pena experimentar!

Mercado Central
Mercado Central

Também tem o Parque das Mangabeiras, a Lagoa da Pampulha, o Mineirão.

Mas, o que tem de bom mesmo são os botecos. Desejo a você uma boa pinga com um bom tira-gosto! O papo bom virá, e a filosofia de boteco vai imperar!!!

BH tem montanhas e lá estamos mais próximos a Deus!

Janeiro2006 192 Janeiro2006 184

Se eu quiser falar com Deus… Tenho que ficar a sós!!!

 

One thought on “Um texto sobre Belo Horizonte, ou simplesmente BH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *