Procurando um lugar lindo para passar o fim de semana? Pois aqui vai uma dica.  São Francisco de Paula – RS. Quando conheci era época de Natal Luz e Gramado estava cheia. Aí virei a direita na estrada e achei esse lugar abençoado por Deus.

Situada a quase 1000 metros acima do nível do mar  possui um dos visuais mais lindos da Serra Gaúcha. (Gramado, para se ter uma idéia, fica a 825m). Com temperaturas amenas na maior parte do ano, no inverno o frio pode assustar aos desavisados. A cerração forte, que pode ocorrer inclusive no verão, imprime ares europeus à bela paisagem.

Como chegar

Mapa retirado do Flona –

O município é rico em lagos e cascatas, abriga a FLONA, Floresta Nacional preservada pelo Ibama e o projeto PRÓ-MATA, que é um convênio entre a PUC-RS e a Alemanha  para o desenvolvimento de pesquisas de conservação ambiental . http://www.florestanacional.com.br/index.html

Infra-estrutura

Bancos, restaurantes, supermercados, rodoviária, táxis , hospital e uma livraria na avenida principal.

Atrativos

O Lago São Bernardo, a dois quilômetros do centro, é uma das referências locais, assim como o Parque das Oito Cachoeiras, com 150 hectares de mata natural e inúmeras trilhas.

Lago São Bernardo

A Barragem da Divisa (na Estrada Blang), a 18 quilômetros do centro, e a Barragem do Salto, na estrada que liga a Canela, são pontos que atraem muita gente durante o verão. Outras opções são as cascatas do Ronda, na saída para Cambará do Sul, a dois quilômetros do centro, a do Passo da Ilha, no Rio Tainhas (45 quilômetros) e a do Passo do “S”, também no Rio Tainhas (56 quilômetros).

Mapa de localização das barragens

Bem próximo de São Francisco está uma das mais belas vistas do Estado. É o platô da Serra do Umbu, de onde é possível observar o litoral gaúcho. Siga pela RS-020 para chegar até lá.A partir de São Francisco é possível chegar, em aproximadamente em 1 hora, ao Parque Nacional dos Aparados da Serra – Cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza – um dos pontos mais impressionantes do país.

Serra do Umbu – Panoramica

Por sua localização estratégica entre Canela e Cambará do Sul, São Chico é a melhor opção de hospedagem para visita a estes santuários (80Km de ótimo asfalto e 15Km de estrada de chão batido).São Chico faz parte da Região das Hortênsias ao lado de Nova Petrópolis (cidade simpaticíssima e bela a 70Km) e das tradicionais Canela e Gramado (34 e 40 Km, respectivamente), onde se pode dar uma esticadinha  (por estradas de excelente qualidade) para umas comprinhas ou um programa um pouco mais agitado.

 

Aonde Ficar em São Francisco de Paula

Recebemos um release e fotos para um post, então, estamos indicando. Pousada do Engenho. Para conhecer é só clicar aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *