Para você que curte um bom vinho e um passeio de trem, está aqui a opção. A bordo de um trem vintage (o vagão mais antigo data de 1915) você poderá degustar um jantar incrível com belas paisagens de Napa Valley. Localizado a aproximadamente 100 Km de San Francisco, o Vale tem um clima mediterrâneo o que promove ótima qualidade de uvas.

A rota do trem vai de Napa a Santa Helena e dura aproximadamente 4 horas. Mas, você tem a opção de escolher pacotes. Aconselho você a ir até a página oficial do Napa Valley Train Wine (já traduzido para o Português) e verificar a programação que mais interessa.

Sobre a região:

Formada pelos condados de Sonoma e Napa é uma viagem gostosa para fazer de carro ou contratar um serviço de tour (para não se preocupar em dirigir). São várias cidadezinhas, vinícolas, plantações e casarões antigos.

Impossível conhecer em um só dia, reserve algum tempo para saborear os vinhos e vinícolas da região. As cidades mais visitadas são: Sonoma, Yountville, St Helena, Calistoga e claro, Napa, que também é a cidade mais famosa do Napa Valley.

A região conta com mais de 400 vinícolas, para fazer um passeio agradável o ideal é conhecer no máximo 3 delas. Escolha pelo menos uma para fazer o tour e conhecer mais sobre o processo de fabricação do vinho. O ideal é verificar se as vinícolas e tours que você deseja ir precisam de reserva, assim você não corre o risco de chegar lá e não conseguir entrar, principalmente se for nos fins de semana.

Se puder visite Napa no fim de julho a setembro. É a melhor época para se conhecer a região, nesta época acontece o harvest time, ou seja o período da colheita. Nestes meses os vinhedos estão verdinhos e carregados de uvas.

Deixo aqui uma lista de 10 vinícolas abertas para degustação com os contatos para marcar, quando necessário. Não deixe de experimentar o vinho destes produtores em restaurantes locais ou lojas de vinho (Fonte: http://pt.sftravel.com) .  Aproveite também o vídeo do Napa Valley Train Wine no fim do post.

Corison Winery (987 St. Helena Winery, Saint Helena, CA)
Cathy Corison é uma lenda viva, reverenciada na comunidade produtora de vinhos, tanto por colecionadores quanto por consumidores. Seus Cabernet Sauvignons de Napa Valley e Kronos Vineyard são maravilhosos exemplos dessa uva famosa, mas um dos seus segredos mais bem guardados é o Gewurztraminer produzido a partir de uma vinícola de 30 anos de idade em Anderson Valley. Horários de Degustação: De 10 às 17 horas, todos os dias, com horário marcado, (707) 963-0826.

Chateau Montelena (1129 Tubbs Lanes, Calistoga, CA)
Chateau Montelena chamou a atenção do mundo pela primeira vez quando o Chardonnay de 1973 ganhou a competição de vinhos Judgment of Paris em 1976. Apesar de o Chardonnay continuar a ser um dos vinhos com tempo de guarda mais produzidos na Califórnia, é o Estate Cabernet Sauvignon que vem roubando a cena em Montelena atualmente. Horários de Degustação: De 9:30 às 16 horas, diariamente. www.montelena.com

Freemark Abbey (3022 St. Helena Highway North, St. Helena, CA)
Freemark Abbey foi uma das poucas vinícolas a produzir vinhos com seriedade em Napa no fim da década de 1960. As estrelas são os Cabernet Sauvignons de Bosche Vineyard e da agricultura biodinâmica em Sycamore Vineyard, com ótimo potencial de envelhecimento.Horários de Degustação: De 10 às 17 horas, diariamente, (800) 963-9698.

Grgich Hills Estate (1829 St. Helena Highway, Rutherford, CA)
Fundado em 1977 por Mike Grgich, que havia produzido o famoso Chardonnay do Chateau Montelena que ganhou a degustação do Judgment of Paris do ano anterior, Grgich Hills tem uma preferência por vinhos de microclimas mais frios, que podem ser consumidos jovens ou maduros. Apesar de o Chardonnay ser o principal vinho da produção, Zinfandel e Cabernet Sauvignon estão entre os melhores que você encontrará em Highway 29. Horários de Degustação: De 9:30 às 16:30, diariamentewww.grgich.com

Heitz Cellars (436 St. Helena Highway, St. Helena, CA)
O Cabernet Sauvignon da Martha’s Vineyard em Heitz é um dos vinhos mais singulares, maduros e deliciosos produzidos na Califórnia. No entanto, os outros vinhos também merecem ser degustados, como um Grignolino e um Sauvignon Blanc produzido de maneira orgânica.Horários de Degustação: De 11 às 16:30, diariamente, (707) 963-3542.

Joseph Phelps Vineyards (200 Taplin Road, St. Helena, CA)
Joseph Phelps passou por uma grande reforma em 2014, tornando seu espaço que já era belo ainda mais charmoso. A seleção inclui Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Syrah, mas a mistura que utiliza Cabernet como base, conhecida como “Insignia”, é a marca registrada da vinícola. Horários de Degustação: Apenas com horário marcado. E-mail:reservations@josephphelps.com

Robert Sinskey Wines (6320 Silverado Trail, Napa, CA)
Robert Sinskey produz vinhos a partir de uvas orgânicas e biodinâmicas nos Distritos de Carneros e Stags Leap. Diversos vinhos brancos e tintos são produzidos, mas o principal é o Pinot Noir. Horários de Degustação: De 10 às 16:30. Reservas necessárias para grupos de seis ou mais pessoas, (707) 944-9090.

Saintsbury (1500 Los Carneros Avenue, Napa, CA)
Saintsbury é o principal produtor de Pinot Noir e Chardonnay de Carneros desde a década de 1980. Além dos vinhos de Carneros, eles possuem Pinot Noirs de um único vinhedo, e há sempre um rosé refrescante. Horários de Degustação: Apenas com horário marcado, (707) 252-0592.

Spottswoode (1902 Madrona Avenue, St. Helena, CA)
Spottswoode lançou seu Cabernet Sauvignon em 1982 e toda colheita desde então é um item para colecionador. Atualmente são produzidos quatro vinhos, incluindo os famosos Sauvignon Blanc, Lydenhurst Cabernet Sauvignon e Field Brook Syrah de Sonoma Coast.Horários de Degustação: De segunda a sexta, de 9 às 17 horas, apenas com horário marcado, (707) 963-0134.

Storybook Mountain Vineyards (3835 Highway 128, Calistoga, CA)
Storybook Mountain produz Zinfandels incríveis de Mayacamas Mountain Range, assim como quantidades menores de Viognier, Cabernet Sauvignon e uma deliciosa mistura de tintos, o Antaeus. O Zin Gris e Cabernet Rosé são deliciosos vinhos de verão. Horários de Degustação: De segunda a sábado, apenas com horário marcado, (707) 942-5310.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *