O Espírito Santo é um destino bem procurado pelos brasileiros para as férias. Belas praias e clima agradável o ano todo, possui lugares lindos, montanhas, cachoeiras e cultura.  Iremos falar de um município chamado Domingos Martins, uma cidade conhecida como Gramado Capixaba ou Cidade do Verde por conta de suas matas atlântica.

Localizada a 42km da capital Vitória, o acesso principal é pela rodovia BR 262.

O clima de Domingos Martins, no inverno é frio para os padrões brasileiro, nessa estação romântica a cidade fica repleta de turistas.

Foto cedida por Stefano Sabino, morador de Domingos Martins

Colonizada por imigrantes alemães, pomeranos e italianos preserva a cultura europeia através das construções típicas e festa folclóricas. Foi criado o grupo folclórico Bergfreunde com o objetivo de resgatar e preservar a cultura e a dança trazida pelos imigrantes alemães à região.

Pórtico da Cidade

Festas

Outros atrativos são as festas do Festival Internacional de Inverno, Sommerfest e Brilho de Natal.

Sommerfest – Festival da Imigração e Cultura Alemã. Geralmente comemorado em Janeiro. (Confirme data no site da Prefeitura)
Brilho de Natal, geralmente inicia no final de Novembro e permanece até dia 06 de Janeiro. Você poderá tirar fotos com o Papai Noel em sua vila, escutar orquestras, e danças típicas da região. Vale muito a pena!
Festival Internacional de Inverno, acontece em Julho, e conta com mais de 100 horas de música, onde Domingos Martins ganha também o “apelido” de Capital da Música!

Passeios

A Pedra Azul ou Pedra do Lagarto a cerca de 50 quilômetros da sede é outro atrativo da região. Há também o Parque Estadual onde existem piscinas naturais, cachoeiras e trilhas.

O parque possui duas trilhas:
Nível médio/difícil: Trilha das Piscinas Naturais, com percurso de 2500 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha, com uma escalada de 97m com auxílio de corda. O banho nas piscinas é uma opção de recreação no local. É necessário realizar agendamento antecipado com o guia local. Limite de 50 pessoas por dia. 

Nível fácil: Trilha da Pedra Azul, com percurso de 1900 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos até a base da Pedra Azul, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande. Limite de 100 pessoas por dia.

Onde comer

Na Rua do Lazer você encontra vários restaurantes, cafeterias e lojas.

Onde ficar

No site da Prefeitura de Domingos Martins você poderá ver diversas opções de hotéis e pousadas, ou pode contactar a Ecos.

A nossa sugestão nesse post é de um sítio novinho para hospedar com amigos ou família e aproveitar também o Turismo Rural da região.  Sitio Ninho do Bemtevi, fica na zona rural, a 6km do centro da cidade de Domingos Martins de fácil acesso, sendo estrada de terra batida. Lugar tranquilo e agradável, cercado pelo verde das matas.

O sitio tem 9 mil metros, com uma casa de campo aconchegante mobiliada, sendo 2 quartos com 1 suíte, sala, banheiro social, cozinha e ampla varanda onde você pode descansar numa rede ou tomar seu café apreciando um lindo visual.

Há também um lago com Tilápias onde pode pescar,  uma área de lazer com fogão a lenha, forno e churrasqueira.

O pomar tem Laranjais, Limoeiros, Bananal e Mexericas, onde pássaros e tucanos vem visitar. O hóspede mais bem vindo e o Xodó dos donos  é o Bem – te- vi. Tão xodó que ganhou o nome da propriedade.

Esse post foi feito em conjunto com um morador da cidade de Domingos Martins, chamado Stefano Sabino. Nos enviou fotos e informações sobre esse cantinho lindo do Brasil. Obrigada Stefano.

Para ver passagens aéreas e outras informações, ecos.tur.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *