Localizada a 210 Km da capital do estado de Minas Gerais, muitos acreditam que Abaeté não existe. Enquanto outros acreditam que sempre alguém tem alguém que lá nasceu, ou já ouviu falar, ou tem algum parente de lá.

Esses dias escutei as seguintes perguntas: “por acaso essa região é a Capital Secreta do Mundo? ” “Adão e Eva são de lá?” – perguntas de Bárbara Modesto, que acabou de casar com alguém de lá.

Vista aérea
Vista aérea da cidade de Abaeté

Não só Abaeté, mas os municípios do entorno, Dores do Indaiá, Luz, Biquinhas… e muitos outros. Como disse em post anterior, Minas Gerais e seus cantinhos….

Casa Colonial
Casa Colonial

Para chegar à Abaeté (partindo de Belo Horizonte), tem-se duas opções; a BR 262 ou a BR 040. Abaeté, por um lado é vizinha da cidade de Martinho Campos e Pompéu, e por outro lado de Quartel Geral e Dores do Indaiá. Fica próxima também a cidade de Pitangui e Bom Despacho. Assim o acesso até a cidade é muito fácil, com várias estradas interligando-a.

Localização - Como chegar a partir de Belo Horizonte
Localização – Como chegar a partir de Belo Horizonte

A cidade possui população em torno de 22.000 habitantes, uma temperatura em torno de 30 graus, e está bem próxima à Represa de Três Marias. É possível fazer passeios pelo Rio São Francisco. Outro rio que margeia a cidade é o Marmelada. Outrora, o rio Marmelada era alegria das crianças que ali moravam e se banhavam em suas águas, mas, em muitas situações de chuva, também já causou transtornos à população da cidade devido às suas cheias.

Prefeitura Abaeté - Foto Julio C. Alvares
Prefeitura Abaeté – Foto Julio C. Alvares

Dentre as principais atividades econômicas está a pecuária de leite, de corte, a fruticultura, além de indústrias frigoríficas, confecções, laticínios e de produtos não metálicos.

Feira de Produtos Típicos e Artesanato
Feira de Produtos Típicos e Artesanato na praça

Abaeté é uma cidade plana, dona de paisagens lindas por natureza, pois é cercada por serras. Apesar de ter evoluído com o tempo ainda é uma tranquila e habitada por pessoas amigáveis. Um lugar onde não existe tanta pressa e que algumas pessoas ainda podem gastar um pouco do tempo com conversas nas praças. Tipico de Minas, né?

Cavalgada!!!!!
Cavalgada!!!!! Tem base?

Agora, porque Abaeté é tão bom? Além das secretas receitas de seus famosos pães de queijo, empadas roscas e muitas e muitas delícias caseiras, lá ainda tem:

  • Roda Vida, um bar no centro da cidade, próximo à prefeitura. Comida boa, cervejinha gelada;
  • Tem o Sítio Fazendinha, que embaixo de um pé de manga, o final de semana está garantido. Encontro dos motoqueiros da cidade, tira gosto bom, cerveja gelada;
  • Tem rodeio. O esquema é o seguinte, os fazendeiros doam a carne para o churrasco. Você paga em torno de R$ 50,00, começa no sábado a noite e pode ver o dia raiar por lá;
  • Tem o Paredão, de frente para o Rio com choupanas, cerveja e peixe;
  • Tem feira aos sábados com comida típica e artesanato;
  • Tem cavalgada em Abaeté!!!
  • Tem o melhor carnaval da região… Esse aqui acho que merece outro post;
  • E ainda tem congado e festas regionais como de Tabocas, Folia de Reis, Festa do Carro de Boi…
Cachoeira do Cedro
Cachoeira do Cedro

Aonde ficar?

Hotel Millenium / Hotel Gontijo / Hotel Mark / Panorama Hotel

Tá esperando o que para conhecer Abaeté? Comida boa, natureza, povo da melhor qualidade, lugar pra ficar e um monte de lugar pra visitar… Demorou.

Abaeté Folia
Abaeté Folia

Aproveito para deixar um abraço a todo o povo de Abaeté! Sou filha de quem nasceu lá, e precisando visitar novamente as origens. Mas, por mais longe que hoje estou, Abaeté apareceu.

O nosso Blog está patrocinando um evento em Abaeté. Por isso, aos nossos leitores, o presente de um pouquinho mais sobre Minas Gerais.

folder_abaete4p

*Fotos gentilmente cedidas pela Christiane Ribeiro do Nosso Jornal de Abaeté.

Foto da Matriz por outro ângulo gentilmente cedida pela Rosângela Pereira
Foto da Matriz por outro ângulo gentilmente cedida pela Rosângela Pereira

20 thoughts on “Abaeté – MG – Tem base?

    1. Adorei o texto da nossa querida cidade. Moro em Unaí, mas somos de lá, por acaso,sou prima da Cristiane do Jornal. Parabéns pela originalidade do texto. Abraços! Marinês Gaia

  1. Adorei! Sou abaetense com muito orgulho e adoro e minha cidade! Obrigada Ecos Turismo por esta linda homenagem!

  2. Sou filha de um Abaeteense. Já ouvi muitos causos. Meu avô também nasceu lá, filho de turco.
    Seu povo é muito agradável e, além de tudo, a cidade é um charme! Tem base?

  3. Sou de lá, moro em Brasília, mas sempre indo minha reside lá. Sou suspeito de falar mas é tudo de bom. Abaeté é minas o resto e gerais.

  4. Vou a Abaete desde quando nasci, inicio dos anos 80… Quando criança eu brincava na rua, na enxurrada, andava de bicicleta tranqüilamente… Hoje em dia Abaete mudou muito. Pessoas aparecem do nada e em pouco tempo fazer fortunas, abrem restaurantes, comprar edifícios inteiros e o povo de Abaete acha isso tudo lindo… Infelizmente o povo de Abaete esta muito, mas muito atrasado. Ainda se comprar votos com uma cesta básica, ainda se pagam churrascos e festas com dinheiro de campanha política… Sem falar nos assaltos e assassinatos que ocorrem semanalmente em Abaete. A policia militar tem as maos atadas, o juiz nunca nem vi, pra não se falar no promotor, que parece que nem la não vai. Abaete eh uma cidade tranquila, mas quem falar demais vai ser reprimido… As pessoas ainda chutam cachorros na rua, ainda fazem xixi em pleno dia nas arvores… A classe menos favorecida sai de noite pra matar, sempre com facas e armas… O crack, a cocaína e a cachaca estão acabando com a juventude de Abaete… não finjam de cegos não, Abaete esta longe de ser aquela cidade outrora respeitada, com politicos influentes nacionalmente, com gente capacitada… Abaete hoje por hoje e um lugar onde eu não me sinto seguro, quase não saio de casa quando vou la… O que mais me incomoda em Abaete são as pessoas, estagnadas, não querem mudar, não querem evoluir, so querem saber de levar vantagem e falar da vida dos outros… Mas apesar de tudo isso eu amo Abaete e queira Deus um dia que volte a ser aquela cidade linda… Pra terminar: os prédios estão acabando com Abaete… Casas antigas, com mais de 50, 60, 70 anos de idade foram derrubadas e ninguém fala nada… O promotor coitado acho que não ganha no debate nem com o Tiao da Marmita… tadinho… não faz nada pela cidade… ta tudo caindo aos pedaços, o hospital que o tal de Preto construiu quando era prefeito, gastou um dinheiro ridículo (cade o MP/MG pra investigar?) não tem equipamento, se alguém estiver morrendo em Abaete, vai morrer. Ja perdi amigos por causa da falta de estrutura no hospital, sem contar que os medicos que ali trabalham são esses novos medicos, que nem residência fazem, so querem saber de mamar nas prefeituras… Em Abaete esta cheio de medico assim… Abaete nada mais eh do que o reflexo do Brasil: pobre, sem cultura, sem esperança…

  5. Sou do Rio de Janeiro e em 2016 tive o prazer de conhecer esta cidade, que me encantou. E claro, a trabalho tive uma relação intensa com Abaeté até Julho de 2017.
    A vida lá é gostosa demais, me senti um morador da cidade, eu aceitei e me apaixonei pelo jeito que ela é!
    Digo que lá eu tibha a vista de Um Milhão de Reais!!!
    É um horizonte perfeito! Pra quem vem da capital que tem uma poluição visual, lá promove a desintoxicação!!
    Sinto saudade da cidade e das amizades que fiz.

  6. Sou de origem de Abaeté…Neto de José Corrêa de Oliveira e alvarina ordonhes da Cunha Lara, praticamentevocê vou lá todos anos, tem muitos tios, tiias, primos, primas, conhecidos que na época do meu saudoso tio Walter….Buta…

  7. Sou de origem de Abaeté…Neto de José Corrêa de Oliveira e alvarina ordonhes da Cunha Lara, praticamentevocê vou lá todos anos, tem muitos tios, tiias, primos, primas, conhecidos que na época do meu saudoso tio Walter….Buta…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *