Seguindo a viagem que passei por Lagoa Santa – GO (confere nesse post aqui: A bela e medicinal Lagoa Santa – GO), a 860km de Brasília, e 670km de São Paulo, na mesorregião de Araçatuba, eu encontrei essa Ilha Solteira, cidade planejada, organizada, próxima ao encontro dos rios Tietê e Paraná e à divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul.

Sedia a Usina Hidroelétrica Ilha Solteira, que está aberta à visitação, e a UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, o que faz dela uma cidade universitária, cheia de eventos culturais e muitas festas por todo ano.

Usina Hidroelétrica de Ilha Solteira
Usina Hidroelétrica de Ilha Solteira

Curiosidade: Ilha Solteira é a única cidade em toda a América do Sul com um Professor Doutor para cada 150 habitantes. Em cada 12 ilhenses, um é estudante. Em cada 33, um é praticante de arte.

Preciso dizer do banho de artes e de cultura que encontramos por lá?!

Circuito SESC de Artes - Ilha Solteira
Circuito SESC de Artes – Ilha Solteira

Possui um Parque Balneário com duas Praias: Catarina e Marina. A Praia Catarina está localizada no Rio Paraná e com infra-estrutura voltada ao lazer. Quando eu passei por lá, as águas estavam bem recuadas, mas os morados da cidade, mantém a rotina de desfrutar da natureza nos finais de semana.

Praia Catarina - Ilha Solteira
Praia Catarina – Ilha Solteira

Já a Praia Marina situa-se a margem esquerda do rio São José dos Dourados, na foz com o rio Paraná e possui infra-estrutura voltada somente para o lazer náutico. Bom para passar uma tarde bacana.

Praia Marina - Ilha Solteira
Praia Marina – Ilha Solteira

Eu tive sorte de pegar a cidade se preparando para o Natal Legal, com uma das Vilas de Natal mais bonitas que já nos últimos tempos. Quem mora por perto, ou pretende passar por São Paulo, vale a pena conferir essa cidade que além de esbanjar cultura, diversão na praia, bons restaurantes, passeio na Usina, ainda apresenta um show de Natal.

Iluminação da Ilha Solteira
Iluminação da Ilha Solteira

Que tal já começar a entrar no clima?

Um dos presépios da Vila do Noel
Presépio da Vila do Noel

One thought on “A surpreendente Ilha Solteira – SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *