Topo
  >  Destinos   >  #Brasil360 – 4 lugares inexplorados no Centro-Oeste Brasileiro

Aos poucos, as portas do mundo estão se abrindo novamente e, daqui um tempo, você poderá viajar e viver novas aventuras. Para te ajudar a encontrar inspiração e conhecer mais sobre o Brasil, nossa série #Brasil360 continua explorando o país e seus lugares incríveis.

Muitas vezes o turismo nacional é deixado de lado pelos viajantes, que acabam escolhendo destinos internacionais bastante tradicionais quando o assunto é viagem.

Não tem problema nenhum conhecer o mundo fora das fronteiras brasileiras e desbravar novos continentes. Mas que tal você dar uma chance para o que pode encontrar aqui mesmo?

Confira um pouco mais sobre o Centro-Oeste Brasileiro e se apaixone por cada um desses destinos nacionais!

Conheça o Centro-Oeste Brasileiro

Formada por três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a capital do país e a cidade mais populosa da região, o Centro-Oeste Brasileiro é extremamente rico em belezas naturais e pontos turísticos.

É aqui que as fronteiras com as demais regiões brasileiras existem, além do berço das águas que alimentam as bacias do Paraná, Amazonas e São Francisco. Com nascentes, cachoeiras, cânions e corredeiras o que não vai faltar, são opções de turismo de natureza e aventura.

Para quem gosta de descobrir lugares novos e se surpreender com suas belezas, essa lista é perfeita para inspiração das suas próximas viagens ao Centro-Oeste, olha só.

Destinos inexplorados no centro-oeste do Brasil

    1. Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

Com imponência natural e um Parque Nacional criado em 1989 com o mesmo nome, a Chapada dos Guimarães conta com uma área de conservação e arredores de tirar o fôlego de qualquer apaixonado por ecoturismo.

O local conta com mais de 30 hectares de natureza altamente preservada e de grande valor histórico, principalmente pelos registros rupestres e antigos refúgios escravocratas. 

O Parque Chapada dos Guimarães é um paraíso de belezas naturais, considerado uma Área de Preservação Ambiental (APA) e também uma Unidade de Conservação (UC). 

É possível encontrar inúmeras cachoeiras, como a emblemática Véu de Noiva, uma das maiores do Brasil, piscinas naturais, grutas areníticas – a maior do Brasil também está aqui, trilhas de mata fechada, mirantes para observação de aves, além de uma diversidade de paredões de pedra alaranjados e belos rios.

A melhor época para curtir a região do Centro-Oeste Brasileiro, é no período de seca, de abril a setembro (de julho a outubro, porém, há possibilidade de queimadas). De outubro a março as chuvas são constantes, mas o calor incentiva os banhos de cachoeira.

    2. Parque Estadual Terra Ronca – São Domingos, Goiás

A 641 km de Goiânia, na região nordeste de Goiás, é possível encontrar o Parque Estadual Terra Ronca, um dos melhores destinos para os amantes de cavernas.

O espaço abrange uma área de 57 mil hectares, sendo considerado uma das maiores concentrações de cavernas da América Latina.

O ponto de entrada para esse paraíso rochoso é a cidade de São Domingos, belíssima região na qual os viajantes montam suas bases e podem sair explorando o território. 

A partir dali, você poderá visitar cavernas incríveis, lagos subterrâneos de águas cristalinas, labirintos naturais e ter muitas outras experiências inesquecíveis.

Todas as épocas do ano são convidativas para o destino, porém, é sempre bom evitar dias de chuva – como em janeiro, por exemplo.

    3. Bonito – Mato Grosso do Sul

Pensar em destinos maravilhosos no Centro-Oeste Brasileiro, e não falar de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma missão muito difícil. Apesar do destino não ser totalmente inexplorado, ele guarda muitos pedacinhos para quem tem sede de aventura.

A cidade sem dúvida nenhuma faz jus ao nome, reservando para os visitantes algumas das belezas naturais mais estonteantes do país.

Entre os pontos que precisam estar no roteiro, podemos citar o Rio de Prata com suas águas cristalinas e peixinhos coloridos. Além disso, você pode visitar a Gruta da Lagoa Azul, com águas tão azuis que parecem uma pintura.

Para os fãs de esportes radicais, o Abismo Anhumas, com suas opções de rapel e descidas de até 70 m de altura, sem dúvida é uma parada obrigatória, provavelmente, é o passeio mais intenso e mágico de Bonito. 

Trata-se de uma caverna com uma pequena fenda por onde o turista desce por rapel. Depois de 72 m de descida, existe um deck flutuante sobre uma lagoa cristalina, rodeada por cones de formação calcária.

Importante também visitar a Cachoeira Boca da Onça, maior queda d’água do Mato Grosso do Sul. 

As duas principais características do clima local são as estações de seca e chuva, por isso é preciso pensar no gosto do viajante para conhecer o destino na época certa.

    4. Cáceres – Mato Grosso

Às margens do Rio Paraguai, a cidade de Cáceres, no Mato Grosso, é um dos pontos turísticos do Centro-Oeste Brasileiro que merece ser mais explora e perfeita para quem deseja conhecer o Pantanal brasileiro. 

Uma das principais atividades da região é a pesca esportiva. É possível navegar pelo Rio Paraguai, conhecer as riquezas do Pantanal e aproveitar a belíssima vista a lagoa Dolina Água Milagrosa, localizada em uma Gruta com 200 m de altura.

Lagoas e cavernas também estão entre as atrações da cidade. Inclua no roteiro as lagoas de Gaíva, Mandioré e Uberaba, além das grutas do Barreiro e do Quilombo.

Além da belíssima fauna e flora inconfundível do local, os visitantes devem conhecer mais sobre a história do município no Marco de Jauru e a Catedral de São Luiz, no centro de Cáceres.

Sabemos do seu anseio de viajar quando as portas do mundo se abrirem novamente, e acreditamos que essa pode ser uma das melhores maneiras de fomentar a economia do nosso país e restabelecer o mercado.

Explorar cada cantinho do Brasil vai te trazer memórias incríveis, histórias maravilhosas e ainda ajudar a estruturar nossa economia.

Tem muitos outros destinos inexplorados que merecem uma chance no Centro-Oeste Brasileiro, mas aqui separamos 4 para você anotar todas as dicas, encontrar inspiração e planejar bastante sua próxima viagem ao lado da Ecos Turismo!

Se você gostou deste post blog, que tal ter acesso a mais conteúdos sobre esse e outros assuntos relacionados? Basta seguir a gente nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn, além de canais tradicionais!

 (61) 3226-0214 | ecosdoturismo.com.br

 

Poste um comentário