Topo
  >  Meu Roteiro...Seu Roteiro   >  Guia básico da primeira viagem internacional: 6 dicas essenciais para você se planejar!

A primeira viagem internacional é um marco em nossa vida. Sentimentos como curiosidade, ansiedade e nervosismo de mergulhar de cabeça em uma nova experiência são comuns, especialmente quando se faz essa viagem sem acompanhante.

Nesse momento são tantas coisas passando pela cabeça, que acabamos deixando alguns detalhes essenciais de lado. Mas calma, para a inquietação não tomar conta de você, a Ecos Turismo preparou um guia básico com todas as dicas fundamentais que vão fazer com que sua primeira viagem internacional seja super tranquila e livre de preocupações.

1 – Documentos essenciais para sua viagem internacional

  • Passaporte

Para descobrir esse mundão e aproveitar o seu destino ao máximo, se lembre que o passaporte é o seu melhor amigo na sua primeira viagem internacional. Quase que obrigatório, esse item é essencial para quem vai para o exterior.

Com exceção dos destinos da América do Sul, o passaporte é o documento padrão válido em grande parte do mundo. Sendo assim, se você ainda não tirou o seu – ou se ele está com a validade expirada –, é hora de correr atrás desse prejuízo.

Atenção: não deixe para emitir o documento de última hora. Quanto mais rápido você fizer o processo, melhor! Tem dúvidas sobre como funciona esse processo ou precisa de mais informações?  Nesse link te explicamos direitinho o passo a passo para tirar o passaporte.

  • Visto para brasileiros

Outro documento que você não pode deixar para trás é o visto para brasileiros. O primeiro passo é descobrir se o país que você vai conhecer exige ou não esse documento.

Além disso, se seu voo faz conexão nos Estados Unidos, o visto americano é obrigatório. Isso mesmo, ainda que você faça uma parada de apenas algumas horas em solo americano até o seu destino final, você precisa do visto ou não poderá embarcar.

Vale lembrar que as regras, valores e documentos exigidos para conseguir o visto variam de acordo com cada país que você pretende visitar. Assim, o melhor é se informar especificamente sobre o seu destino e entender as exigências de cada país.

  • Comprovante internacional de vacinas

Também é importante lembrar que vários destinos exigem um comprovante internacional de vacina, contra diferentes doenças. A principal delas é a vacina contra a febre amarela.

Por isso, não se esqueça de verificar se seu destino exige o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), acessando o site da ANVISA, e descubra o local mais próximo de você para emissão do documento.

2 – Quanto levar?

Você precisa se organizar e definir quanto é viável gastar durante essas férias! Para isso, será necessário calcular seus gastos com hospedagem, alimentação, transportes, passeios, compras e, principalmente, garantir um fundo de emergência para imprevistos. 

Fazendo esse planejamento, será muito mais fácil definir o orçamento da sua viagem internacional. Portanto, organize suas finanças com precaução, assim você não vai passar sufoco e voltará para casa tranquilo. 

3 – Defina como vai levar o dinheiro!

Outro ponto, depois de avaliar suas finanças, é avaliar a melhor maneira de levar dinheiro para sua viagem. Esse cuidado é essencial, especialmente em tempos com moedas e IOF instáveis e altos.

Como fazer isso? Analise todos os prós e contras de cartões de crédito, cartões de viagem e dinheiro em espécie. Esses critérios também podem variar de acordo com o país que você vai visitar.

Procure saber se todo tipo de cartão é aceito, se existem máquinas de saque com fácil acesso, se o câmbio é favorável e se é seguro andar com dinheiro em espécie.

4 – O que não pode faltar na mala de mão

Organizar uma mala quando se pensa em uma viagem internacional é muito diferente de quando seu destino é nacional. É importante conferir com a companhia aérea qual a quantidade de bagagem que eles permitem. Se for o caso, reserve bagagem extra com antecedência, pois fazer isso na hora do embarque vai te custar muito mais caro!

Se você for passar por mais de uma cidade, procure sempre viajar com uma bagagem de mão leve. 

Separamos alguns itens fundamentais para sua bagagem de mão. Confira:

  • Documentos;
  • Remédios que você precisa durante a viagem;
  • Itens de higiene pessoal em tamanhos menores;
  • Celular, carteira, fones de ouvido e carregador;
  • Uma troca de roupa (incluindo roupa íntima).

Quando tudo estiver pronto, lembre-se de lacrar suas malas. Esse passo vai  deixar seus objetos pessoais mais seguros e livres de furtos.

5 – Faça um seguro de viagem internacional

Mesmo se planejando com antecedência, você não está totalmente livre de acidentes imprevistos. Por isso, nunca embarque para o exterior sem ter um seguro de viagem internacional!

Os seguros dessa modalidade costumam ter um preço bastante acessível e são fundamentais em caso de doenças repentinas ou acidentes mais graves. Além do mais, para alguns países – como dentro da Europa –, o seguro viagem é obrigatório para turistas.

Vale reforçar que essa modalidade tem mais benefícios que somente o serviço médico. Existem seguros que cobrem extravio de bagagem, retorno ao país de origem em casos específicos, acompanhamento em hospitalização, despesas jurídicas e até mesmo empréstimo para pagamento de fianças, por exemplo.

Quer economizar? Vem conversar com a gente sobre esse seguro! Vamos encontrar o plano ideal para você estar sempre prevenido e preparado em sua viagem internacional.

6 – Faça um checklist!

Não se esqueça de realizar um check-list com esses itens para estar prontinho na hora de embarcar para sua viagem internacional!

Agora que já sabe de tudo, conheça todos os destinos incríveis oferecidos pela Ecos Turismo e viva uma experiência inesquecível.

Poste um comentário